Notícias
REFLEXÕES E ESTÍMULOS
Humap realiza Semana da Espiritualidade no Trabalho
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), realizou, entre os dias 13 e 17/12 (segunda a sexta-feira), a Semana da Espiritualidade no Trabalho.
O evento teve orações, palestras, apresentações musicais, vendas de livros e canecas para arrecadar recursos para ONGs que cuidam de animais abandonados, sessão de cinema, leitura de florais, plantio de árvores em homenagem aos colaboradores que faleceram em 2021, entre outros.
“Uma semana de reflexões e estímulos para uma vida mais altruísta e comprometida com o bem-estar de todos. A programação foi incrível com filmes, palestras, música, arte, floralterapia, círculos de orações, valorização do meio ambiente, práticas de doação e solidariedade, exercícios de perdão e gratidão”, afirma o superintendente do Humap, Cláudio César da Silva.
A Semana começou com ginástica laboral, coordenada pelo profissional de educação física Ulisses Masselli Dias. No período da manhã o Capelão Reis realizou uma oração e reflexão na área de convivência e a tarde, o momento foi ministrado pelo Diácono Lourival Cinturião Marcelino. O Grupo RIR distribuiu tsurus para colaboradores e pacientes. De noite aconteceu a abertura oficial da Semana no Auditório, com o acender das luzes de Natal da entrada principal do Humap, apresentação do Grupo Vocal Cantemus, da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de MS e orações.
O senhor Rodrigo Mercon esteve presente todos os dias no hospital com a placa:"Posso orar por você?" e realizou muitas orações para quem estava passando.
Também foi aberto espaço para a LivrAUria, que vende livros diversos no valor de R$ 10,00, cuja verba é revertida para ajuda de causas animais. Foram vendidos mais de 60 títulos, além de doações de mais livros que eles receberam no próprio hospital, e para a Caneca Solidária que vende canecas personalizadas em prol do Abrigo dos Bichos. As vendas atingiriam número recordes de aquisição.
Foram colocadas quatro faixas da Semana nas entradas principais do Humap, além de cartazes com frases de otimismo e estímulo. Dois "Murais dos Elogios" foram instalados nos corredores para que os colaboradores pudessem escrevem mensagens positivas a seus colegas. Os quadros ficarem repletos de dizeres.
Na terça-feira, aconteceu o Momento de Oração e Reflexão conduzido pelo colaborador Vinícius Misael e no período da tarde aconteceu o CinEspiritual e pipoca em que o filme foi analisado e debatido após sua exibição. Neste dia, no período da tarde, foi oferecida aplicação de Okiyome (purificação) e consiste, entre outras práticas, na imposição de mãos, por meio da qual é transmitida a mahikari, ou seja, a "luz divina",na capela do hospital.
Na quarta-feira a Oração e Reflexão foi conduzida pelo Padre Médico Marco Antônio e no período da tarde ocorreu a palestra: " Espiritualidade e Eu" com o Preletor da Seicho No IE, Eduardo Crivellente Neto para todos os colaboradores. Paralelo aconteceu o Dia do Desapego, em que as pessoas podiam deixar suas doações (roupas, livros, brinquedos, etc) num espaço reservado. Os desapegos foram doados para Associação de Amigos do Humap que faz um brechó mensalmente no próprio hospital e utiliza a verba para compra de artigos de higiene pessoal aos pacientes carentes.
Havia a Caixinha do Desapego,para quem desejasse inserir um papel com sentimentos e situações que não queriam mais ter consigo.
Para contemplar os colaboradores que trabalharam à noite, teve apresentação do Coral Espírita Scheilla.
Na quinta-feira a Oração e Reflexão foi conduzida pelo colaborador Renato e pelo colaborador Adão (manhã e tarde, respectivamente). Teve Leitura de Florais com a enfermeira Paula Serafin e Desprogramação Nerubiológica com Elza Passos, ambas ofereceram o atendimento gratuitamente para que desejasse fazer.
No período da tarde aconteceu a palestra:" Trabalhar com Espiritualidade" ministrada pela família Jordão que emocionou toda a plateia. Neste mesmo evento foi realizada a entrega de certificados para os Colaboradores Destaque no ano de 2021. Os mesmos foram indicados por suas chefias. Após foi realizado sorteio de brindes aos participantes e oferecido cachorro-quente, algodão doce e pipoca.
Houve distribuição de latinhas de refrigerante e cartões de boas festas em todo o Humap, realizada por um Papai Noel e uma ajudante, que também visitaram as crianças internadas na pediatria e Setor Neonatal.
À noite o Grupo de Louvor da Igreja Adventista se apresentou e ainda teve Testemunho de representantes da Igreja Nova Vida e dança com o grupo Deus é 10 Dance.
No último dia da semana (17/12) aconteceu a Cerimônia de Encerramento da Semana da Espiritualidade no Trabalho no Auditório do LAC com a homenagem aos colaboradores falecidos a partir de abril de 2021. Familiares foram convidados para receber placas de agradecimento e escolher uma muda que representará seu ente querido, após ser plantada no Bosque da Saudade do Humap. Ao final, todos foram para a área externa emanando energias positivas e um balão de gás foi solto, com oito bolinhas dentro,representando cada colaborador falecido. A emoção tomou conta de todos que participaram deste momento.
No período da tarde o hospital recebeu a visita dos integrantes da Liga do Bem, que, vestidos de super-heróis, visitaram os pacientes infantis e entregaram presentes de Natal que foram doados pelos colaboradores e teve a apresentação do Coral da Capelania Militar Nossa Senhora das Graças.
A senhora Nelma conduziu o momento de Oração e Reflexão deste dia e para finalizar, o Coral da Igreja Adventista se apresentou à noite no hospital.
“Uma semana de reflexões e estímulos para uma vida mais altruísta e comprometida com o bem-estar de todos. A programação estava incrível com filmes, palestras, música, arte, floralterapia, círculos de orações, valorização do meio ambiente, práticas de doação e solidariedade, exercícios de perdão e gratidão. Foi uma grande oportunidade de iluminar a sua vida e a das pessoas próximas”, concluiu o superintendente do Humap, Prof. Dr. Cláudio César da Silva.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.