Notícias
Humor
VI Semana da Enfermagem do HUJM com Stand Up Comedy
Karlos Alves da Costa, mais conhecido como pipinho, técnico de enfermagem, trabalha já há 7 anos na área da saúde, casado com Ellem Nayara (profissional da saúde também), Karlos já trabalhou em UTI em Enfermaria, mas o que ele gosta mesmo de fazer é trabalhar com Hemodiálise, na pandemia ele foi supervisor e coordenador de uma equipe de hemodiálise aqui em Cuiabá de uma empresa de fora. Stand up comedy é um termo de origem inglesa referente a um espetáculo de humor apresentado por um único artista. Conversei com o Karlos e ele contou um pouco como o Stad Up Comedy surgiu na vida dele, “Comecei no stand up comedy que é uma comédia mais livre que é uma pessoa de cara limpa não tem um personagem, não se esconde atrás de um personagem, o que ele falar é o que ele acha da situação”.
Em Cuiabá o Karlos começou em 2022 a fazer stand Up Comedy e com a experiência de 7 anos na área técnica de enfermagem, ele aproveitou todo esse tempo de experiência pra falar um pouco sobre a realidade vivida em sua área de atuação, mas de um jeito bem-humorado. “No começo eu estava meio perdido sem saber o que falar ou que piada fazer, e a inspiração foi o Diego Besou, primeiro humorista do brasil na área da saúde, tive a oportunidade de abrir um show dele no cine teatro e ele falou comigo pra fazer conteúdo fazer vídeo, humor na área da saúde”. “Como existe aquela coisa de enfermeiro mandar em técnico ele disse: faz se não quando eu voltar aqui eu vou te bater” brincadeiras a parte, mas no outro dia já comecei fazer esquetes, vídeos curtos engraçados da área da saúde. Disse Karlos.
Nesse meio tempo conheceu pessoas maravilhosas como Vini morim, Luis Souza, e pessoas talentosas também como o japonês cuiabano o Nilson. Perguntei para ele sobre a parceria com o Nilson conhecido como o japonês cuiabano. “Eu falei cara vem comigo, vamos levar alegria pra esse pessoal da enfermagem o que você o acha?” Ele está estudando para técnico de enfermagem pontuou Karlos. Quando o Karlos decidiu gravar passou por alguns contratempos ele conta, mas não desistiu ele disse que pensou “Não desista tenha fé em Deus e só bora” e vamos começar porque de um jeito ou de outro vamos chegar nesse pessoal.
“Quando estou com minha esposa agente começa falar de situações engraçadas e vou lá e começo a escrever. O pessoal vê o comediante no palco e acha que é fácil, mas na verdade atrás disso tem técnica, jeito e trejeito pontuou o técnico de enfermagem e humorista. “Tudo é escrito antes, ensaiado, tem que estudar muito. Li um livro e agora estou lendo mais 2 livros próprios para stand up comedy para aprender a escrever, fiz um curso também de comédia stand up com Fabio Lins, li o livro do Léo Lins e li o livro da Judy Carter é um livro que só acha em inglês, mas consegui achar em espanhol, traduzi e li”, disse Karlos. Ele Começou a escrever e gravar vídeos e pessoal da enfermagem começou a gostar me conta ele. “O pessoal da enfermagem é assim se gosta, gosta se não gosta não passa nem perto” afirmou o técnico em enfermagem e comediante.
“Quando eu faço vídeo mostrando a realidade se eles gostam eles mostram pra todo mundo”. Me disse que o primeiro vídeo que viralizou foi do fisioterapeuta que eu disse que o fisioterapeuta não trabalhava. Disse ainda que tem um projeto que está ficando muito bom e que quer tirar do papel e levar para o teatro, levar para os auditórios, levar para os hospitais, mostrando que não é simples a vida do técnico de enfermagem, é difícil, mas também é engraçada. “A gente dá banho, a gente troca curativo, faz medicação, relatório, brigueiro, café, um falando mal do outro” disse o Karlos.
“Queremos levar essa rotina do técnico de enfermagem para o teatro estamos idealizando a figura do formando e do formado serão duas pessoas o japonês cuiabano formando e o Karlos formado, ele naquele deslumbre e eu já contando, calma você não vai dar atestado você vai dar banho, pegar aquela diarreia boa, então é sobre isso que estamos construindo nosso projeto para essas pessoas que necessitam tanto rir” falou Karlos.
Esse mês já estão com a agenda cheia e Karlos disse que é um sonho sendo realizado levando para dentro dos hospitais a alegria. “Precisamos continuar valorizando esses profissionais pois na pandemia éramos os heróis sem capas” pontuou o profissional e comediante. “Cuidamos do amor de alguém, alguém lá fora está esperando por ele, todos devem receber o mesmo tratamento, pode ser um mendigo ou filho de um político, todos devem ser cuidados da mesma forma, como sempre digo no meu Instagram, enfermagem não tem sexo enfermagem não tem pudor enfermagem é por amor. Esse é o meu lema para sempre e da mesma forma para os profissionais, para o médico, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas, administrativos, cada uma na sua área sendo igual e buscando a melhoria do paciente”, disse Karlos. “O projeto é sobre isso levar alegria para dentro dos hospitais, eles estando alegres está tudo certo, é isso, nossa missão é essa”, afirmou o comediante.
Perguntei ao karlos sobre as expectativas dele quanto a apresentação deles aqui no HUJM no dia 17 de maio na abertura da VI semana da Enfermagem, ele disse que está muito empolgado, muito feliz e que a participação será maravilhosa, nossos projetos estão acontecendo. Para ele é uma honra e honrará o convite, dando o melhor. “faremos o nosso melhor” disse ele.
Saiba mais sobre o trabalho do Stand Up Comedy, é só seguir no Instagram “o pipinho 32, japonês _ cuiabano.