Notícias
CARTILHA
Hospital Julio Muller lança cartilha de orientações aos usuários
Quais serviços estão disponíveis no Hospital Universitário Julio Müller (HUJJM)? A resposta para esta e outras perguntas estão presentes na Carta de Serviços ao Cidadão, lançada pela instituição em outubro. O documento possibilita uma visão geral dos principais serviços oferecidos pelo HUJM, descritos de forma clara e sucinta. A Carta apresenta informações sobre como se dá o funcionamento dos ambulatórios (consultas) e das clinicas (internações), horário de atendimento e como fazer para ter acesso aos mesmos.
“Muitas vezes, serviços, especialidades e procedimentos que são realizados nos hospitais públicos não chegam ao conhecimento da população. Isso faz com que muitos cidadãos procurem atendimento em outras cidades e estados por desconhecerem que um hospital público próximo disponibiliza tais facilidades. A ‘carta’ de serviços ao cidadão vem preencher essa lacuna de informações, permitindo que as pessoas saibam o que está disponível em nosso hospital”, esclarece o diretor-superintendente, Francisco Jose Dutra Souto.
Referência em diversos tratamentos, dentre eles, a gestação de alto risco e as doenças infectocontagiosas, o HUJM já atendeu, segundo dados do AGHU (Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários), aproximadamente 291,2 mil pessoas em seus 31 anos de fundação. Essa é a quantia de usuários do SUS cadastrados no Hospital. São moradores de todo os municípios de Mato Grosso, de estados vizinhos e até de outros países, sobretudo a Bolívia.
A ouvidora do Hospital Jovanildes da Silva explica que a Carta passará por atualizações periódicas sempre que necessárias. “A ideia é que ela seja revisada anualmente. A Carta é uma transparência ativa da gestão. Os usuários podem, inclusive, apresentar sugestões que serão incluídas na segunda edição”, pontua Jovanildes.
A primeira edição esta disponível no Portal do HUJM (www.ebserh.gov.br/web/hujm-ufmt). Aproximadamente 200 cartas também foram impressas para serem distribuídas aos usuários. Como ferramenta de transparência, a Carta de Serviços ao Cidadão do HUJM atende ao Decreto 6.932, de 11 de agosto de 2009, o qual determina que “os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal que prestam serviços diretamente ao cidadão deverão elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Cidadão, no âmbito de sua esfera de competência” (art. 11).
Elaborada pela Comunicação Social e aprovada pela governança do hospital, a publicação da cartilha faz parte das ações de modernização da gestão dos hospitais universitários que firmaram o Contrato de Adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Em Mato Grosso, a Empresa passou a administrar o HUJM em janeiro de 2014.