Notícias
SEMANA DAS CRIANÇAS
Festa no HUJM termina com os pacientes do Programa de Labiofissura
As comemorações do Dia das Crianças duraram uma semana no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT). A animação visitou um ambulatório da unidade federal de saúde a cada dia da semana. “Acho muito boas essas festinhas assim. Você vê as outras crianças em tratamento e as outras que já passaram por ele. Isso porque eu não sabia como ficavam as crianças. A equipe é nota dez. Eu só tenho a agradecer”, diz Luciele Nunes Barbosa, mãe de Thalles, de 9 meses de idade.
Luciele lembra que teve receio pelas deformações no rosto de seu filho, mas já vê os resultados do tratamento. “Descobri o problema logo que ele nasceu e já viemos fazer o tratamento aqui. Fiquei muito assustada porque eu não sabia nada sobre essa doença”. Quem também aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe foi Sulene Glória de Jesus Silva, mãe da Camila de 4 anos, que já passou pelo tratamento e hoje faz apenas o acompanhamento.
“A Camila nasceu com síndrome de Pierre Robin e tratou aqui durante 4 anos. O acolhimento do Hospital Júlio Müller foi maravilhoso. Digo que aqui é a minha outra família. Foi aqui que aprendi tudo, como dar de mamar para ela, a papinha. A fala dela não era boa e depois do acompanhamento com a fonoaudióloga, hoje, é normal. Tudo graças a equipe do hospital”. Para Sulene, a festa do Dia das Crianças e os outros eventos realizados pela equipe ajudam no desenvolvimento dos pequenos pacientes, aliviando a tensão do tratamento. “Esse tipo de evento me motiva cada vez mais a continuar o tratamento dele e eu também me apego mais a equipe do hospital, que sempre nos tratou muito bem”, diz Mariana Tomaz, mãe de Antony Ricardo, de 5 meses
De acordo com a fonoaudióloga do Programa, Adriana Lima Valente, eventos como esse proporcionam momentos prazerosos entre pais, filhos e equipe de profissionais. “Quando se está em consulta, os assuntos são mais sérios, em relação à cirurgia, as dificuldades do dia a dia, desde o nascimento da criança, como se dá a adaptação, socialização, alimentação e a comunicação oral. Nesse momento em que fazemos uma festa para elas é quando conseguimos quebrar o gelo do tratamento, integrando toda a equipe de profissionais com as famílias e as crianças, proporcionando um momento de alegria e descontração”.
O atendimento do paciente e da família no Programa de Labiofissura do HUJM é realizado todas as quartas-feiras e sextas-feiras no período da manhã. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 3615-7224 ou pelo e-mail: fissuras@hujm.ufmt.br