Notícias
TECNOLOGIA
Pacientes do HUB recebem pulseiras de identificação impressas
Nessa segunda-feira (26), o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) deu início ao projeto piloto de impressão de pulseiras de identificação de pacientes. Agora, os pacientes que entrarem no hospital pelo Serviço de Internação e Alta (Unidade 1) receberão uma pulseira com todos os dados impressos. Antes, a identificação era feita à mão, em pulseira de plástico.
“A nova pulseira traz mais segurança porque evita erros na escrita do nome do paciente, tem maior durabilidade e agiliza o processo”, explica a chefe interina da Unidade de Gestão de Leitos e Ambulatórios, Rebeca da Nóbrega. Para identificar o paciente, as pulseiras são impressas com o nome completo dele e da mãe, a data de nascimento e o número do prontuário. Também é possível imprimir o nome social do paciente, se necessário.
O sistema de impressão utilizado foi desenvolvido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) e cedido ao HUB, que treinou os funcionários que utilizam a ferramenta. A expectativa é que, até o final do ano, outras áreas do hospital que também recebem pacientes utilizem as impressoras para substituir as pulseiras.
Protocolos
A identificação do paciente por meio de pulseiras está prevista no Protocolo do Ministério da Saúde sobre o tema. A finalidade do documento é garantir a correta identificação do paciente e reduzir incidentes. O texto determina que o protocolo seja aplicado em todas as unidades de saúde. O HUB possui um protocolo próprio, que está em fase de atualização.