Notícias
RESIDÊNCIA
Medicina de Família e Atenção Básica
O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) deu as boas-vindas, nesta quarta-feira (30), aos residentes da 1ª turma de residência médica em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Atenção Básica. Pela primeira vez, alunos dessas especialidades vão contar com cenários de prática no HUB e nas unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) localizadas na região leste.
“É um prazer imenso para a nossa instituição dar início as primeiras residências em rede. Estamos trabalhando no nosso hospital há três anos para a integração completa com a rede SUS e a residência é uma concretização disso”, afirmou o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho.
No total, os novos residentes ocupam 15 vagas: três da residência médica e 12 da multiprofissional, com especialidades em enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia e saúde coletiva. Os dois cursos têm duração de dois anos, com 25% da carga horária no HUB e o restante nas unidades da Secretaria de Saúde.
Com a integração à rede, o HUB passaria a fazer parte da região leste de saúde, que conta com Paranoá, São Sebastião e Itapoã. “Ter um hospital de referência para a Ebserh e uma universidade de referência para o país são elementos para que possamos, num futuro próximo, falar que teremos também uma região de saúde de referência para o DF e para o país”, garantiu o superintendente da Regional de Saúde Leste, Carlo Henrique Zanetti.
Na recepção dos novos residentes, a integração do HUB à rede também foi elogiada pelo subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Daniel Seabra, que representou o secretário Humberto Lucena. “Essa parceria está sendo muito bem recebida pela Secretaria de Saúde. Precisamos dessa parceria, todos nós temos consciência plena da situação de crise que vivemos na saúde hoje”, enfatizou ele.
O coordenador de Formação Profissional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Adriano Massuda, também participou do evento. “É uma grande alegria receber esses residentes do projeto de um hospital que é referência para a Ebserh, que é um dos hospitais prioritários para que o modelo de gestão hospitalar possa ser observado e reconhecido pela sociedade brasileira”, disse.
Os novos residentes também receberam as boas-vindas de um dos alunos da primeira turma de Medicina Geral Comunitária do país, de 1975. Marco Aurélio da Ros foi convidado de honra na solenidade de recepção dos residentes. “Estou fascinado de ver as propostas de integração do hospital e da região e com uma perspectiva muito grande de se fazer uma boa residência aqui”, afirmou.
Expectativa compartilhada pela residente em Atenção Básica, da área de nutrição, Débora Cunha. “Vai ser uma experiência ímpar. A atenção básica é um dos princípios do SUS. O conhecimento e o contato com a comunidade vai ser uma experiência maravilhosa”, garantiu. “Estou animada com essa nova fase. O HUB junta a parte mais teórica, que é o ponto forte da UnB, com a parte prática daqui e da secretaria”, completou Camila Laiana, residente em Medicina de Família e Comunidade.
O evento de recepção dos novos residentes também contou com as presenças dos representantes das Faculdades de Medicina, Ricardo Martins, Ciências da Saúde, Maria Fátima de Sousa, e de Ceilândia, Carlos Eduardo dos Santos, além da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Geisa Sant’Ana.