Notícias
HUMANIZAÇÃO
HUB recebe 14 novas cadeiras de hemodiálise
Quatro horas por dia, três vezes por semana. Esse é o tempo que os pacientes com doença renal crônica passam sentados em uma cadeira no hospital para fazer hemodiálise. Rotina que dona Lurdean de Toledo, de 61 anos, conhece bem. Paciente do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), ela faz o tratamento há 17 anos.
Nesta segunda-feira (5), quando chegou para mais uma sessão de hemodiálise, dona Lurdean ficou surpresa: o HUB adquiriu 14 cadeiras novas e trocou todas as poltronas usadas pelos pacientes. “Gostei muito, tem mais espaço, é mais confortável. Vai ser mais fácil passar quatro horas aqui”, garantiu ela.
O Centro de Hemodiálise do HUB recebe cerca de 12 pacientes por turno, 24 por dia, de segunda a sábado. “A incorporação das novas poltronas de hemodiálise faz parte do projeto de ofertar melhores condições para os nossos pacientes”, afirmou o superintendente da instituição, Hervaldo Sampaio Carvalho.
As novas cadeiras são próprias para a hemodiálise, podem ser colocadas em várias posições, de acordo com a necessidade do paciente, e possuem uma mesa acessória, o que facilita o trabalho da equipe de enfermagem. Além de serem mais confortáveis, o material e os recursos facilitam a limpeza e a locomoção.
“As novas cadeiras proporcionam um maior conforto para o paciente, que precisa passar esse período prolongado aqui. E trazem também mais segurança, já que temos como posicionar o paciente de várias formas”, explicou a supervisora do Centro de Diálise do HUB, Lucyana Bertoso.
José Benedito dos Santos, de 56 anos, convive com a hemodiálise há sete anos. “Quatro horas é muita coisa. Estando em uma cadeira confortável, a diálise não cansa”, disse ele. Benedito lembrou que, para garantir o conforto por mais tempo, os pacientes também têm que colaborar. “Nós, pacientes, também temos que aprender a cuidar. Sabemos a dificuldade de conseguir essas cadeiras, agora temos que colaborar e cuidar”, completou.