Notícias
Sessão Solene do Congresso Nacional celebra 53 anos do HUB e 35 anos do SUS
Brasília (DF) – Os 53 anos do Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram tema de sessão solene do Congresso Nacional, realizada nesta quarta-feira (17) no plenário do Senado Federal. O ato também celebrou os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O requerimento foi proposto pelos senadores Leila Barros e Jorge Kajuru, e pelo deputado federal André Figueiredo. A sessão teve a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da reitora da UnB, Rozana Naves, da superintendente do HUB-UnB, Fátima Souza, e do presidente da Ebserh, Arthur Chioro.
“O HUB é o único hospital universitário do Distrito Federal e cumpre a missão singular de formar profissionais da saúde com excelência técnica e sensibilidade humana enquanto oferece assistência de alta qualidade”, disse a superintendente do hospital, Fátima Sousa. “Cada consulta, diagnóstico e procedimento realizado representam a materialização de um dos princípios mais belos da Constituição de 1988, a saúde como direito de todos e dever do Estado”.
Segundo o presidente da Ebserh, em 2024 e agora em 2025, foram investidos R$ 30 milhões em obras e reformas no hospital, além de R$ 18 milhões em equipamentos que colocam o HUB de volta ao patamar de excelência na prestação de serviços ao SUS e na formação em saúde. “Destacamos a relevância do HUB na formação dos futuros profissionais de saúde, dos residentes de todas as áreas, na produção de pesquisa e como uma ilha de eficiência tecnológica e de inovação”, declarou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a construção do SUS foi um desafio ousado, de instituir um sistema público universal e gratuito para toda a população. De acordo com ele, foi algo que, até hoje, nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes ousou fazer. “Acho que os desafios da criação da UNB, do HUB e do SUS caminham juntos, no mesmo caminho de quem aposta no Brasil com ‘S’, do SUS, da saúde e da soberania”.
Já a senadora Leila Barros, que dirigiu a sessão, reconheceu também o trabalho de quem está na linha de frente: “Médicos, enfermeiros, técnicos, servidores, residentes, estudantes e pesquisadores são os verdadeiros pilares dessa história. Sei o quanto esse hospital significa para o DF e para todo o Brasil”.
Aniversário compartilhado
Lileuda da Cruz Vieira foi paciente do HUB e, durante seu discurso, enfatizou que considera o aniversário do hospital como seu próprio aniversário. “Sou muito grata ao hospital. Eu tive um câncer bem agressivo. Descobri fazendo exame de rotina. Fiz todo o meu tratamento no HUB, onde, graças a Deus, fui muito bem recebida. Assistentes sociais, psicólogo, fisioterapeuta, enfim, toda uma equipe multidisciplinar maravilhosa me atendeu muito bem durante meu tratamento”, relatou.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Foto: Willian Saldanha/Ebserh