Notícias
CAPACITAÇÃO
HUB sedia oficina sobre prevenção e reabilitação de pacientes com hanseníase
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Ministério da Saúde, foi palco da Oficina de Prevenção e Reabilitação Física e Cirúrgica em Hanseníase, realizada em Brasília entre os dias 9 e 12 de setembro. Reconhecido como referência no atendimento a casos graves e complicações da doença no Distrito Federal, o HUB recebeu 65 profissionais de saúde de dez estados brasileiros para a capacitação, que teve carga horária de 36 horas.
A programação contemplou palestras, práticas de reabilitação e procedimentos cirúrgicos em pacientes atendidos pelo hospital. A dermatologista do HUB, Jorgeth Motta, que organizou o evento e participou como palestrante, destacou a importância de sediar a oficina.
“O principal objetivo dessa oficina é a capacitação de profissionais de saúde na prevenção, na reabilitação, no conhecimento sobre a hanseníase e seu tratamento, tanto farmacológico quanto cirúrgico. Então, entre os profissionais clínicos, médicos de família, fisioterapeutas, ortopedistas, neurologistas, terapeutas ocupacionais de dez estados e do DF”, informou.
Durante a semana foram realizadas palestras que abordaram temáticas, como: Diagnóstico da Hanseníase Tratamento Clínico, comandada por Jorgeth Motta; Tratamento das Reações Hansênicas e Neurites, comandada por Stella Feitosa, dermatologista do HUB; Reação X Recidiva X Re-infecção, comandada por Ciro Gomes; entre outros.
“A hanseníase ainda é uma doença endêmica em nosso país. Globalmente, somos o segundo país com maior número de casos. Por isso, nós, como profissionais de saúde, devemos estar preparados para diagnosticar, prevenir e tratar esses pacientes”, disse Gabriel Lima, ortopedista que atuou como coordenador cirúrgico da oficina.
Durante as atividades, foram realizadas intervenções cirúrgicas em 15 pacientes do Ambulatório de Hanseníase do HUB que apresentaram condições clínicas adequadas e indicações cirúrgica. Foram cirurgias preventivas e reabilitadoras. As preventivas são as descompressões de nervos (ulnar, mediano, fibular comum e tibial). As reabilitadoras são as transferências de tendões para retorno das funções das mãos e pés (correção de mão em garra, correção de pé caído e tratamento de úlceras plantares).
“Lá, os cirurgiões tiveram a oportunidade de participar ativamente e se capacitar em cirurgias preventivas e reabilitadoras da hanseníase. Destaco a presença do Dr. Elifaz Cabral, meu mentor nas cirurgias de Hanseníase, que enriqueceu ainda mais o evento com sua vasta experiência”, comentou Gabriel Lima.
“Realizar essa formação é de uma importância relevante para o HUB, visto que nosso Ambulatório de Hanseníase é referência no DF. Nós atendemos os casos mais graves, os casos de pacientes em reação, casos de pacientes com sequelas, casos especiais, onde o diagnóstico da hanseníase é mais difícil, onde nós temos toda uma equipe multidisciplinar preparada para o atendimento integral do paciente com hanseníase.”, concluiu Jorgeth.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh