Notícias
SETEMBRO AMARELO
HUB promove saúde mental e divulga acolhimento psicológico a seus profissionais
Brasília (DF) – Encerrando a Campanha do Setembro Amarelo, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), realizou nos dias 29 e 30 de setembro ações itinerante com o intuito de promover saúde e bem-estar à comunidade hospitalar. Atividades laborais, orientações e diálogos sobre a importância de manter a saúde mental em dia, foram algumas das iniciativas. Além disso, durante a programação foi apresentado o projeto interno de atendimento psicológico “Acolhe Ebserh”.
O Setembro Amarelo é uma ação criada em 2015 e se consolidou como a maior ação de movimento nacional voltado à conscientização sobre a prevenção do suicídio no país, chamando atenção para a importância da escuta sem julgamentos, do acolhimento humano e da quebra de tabus em torno das doenças mentais.
“Caminhamos por todo o hospital para divulgar a campanha do Setembro Amarelo. A proposta foi conversar nas unidades para trazer a importância da reflexão sobre o tema, que deve receber atenção não apenas neste mês, mas durante todo o ano”, explicou Solange Souza, psicóloga Organizacional do HUB e uma das organizadoras da programação.
Uma das ações realizadas foram as atividades físicas itinerantes comandadas por Lidiane Gomes, profissional de Educação Física do hospital. “Estica o braço... agora o outro”, “leva as mãos lá no alto.... segura”, “esse exercício mexe com a lombar”, “vocês conseguem”. Essas eram algumas das frases ditas por Lidiane aos participantes da atividade além de todo carinho e atenção dispensados. A atividade foi bastante aderida gerando momentos de descontração e saúde.
“Essa proposta deveria existir sempre. É tudo muito importante, porque a equipe está toda envolvida ali no atendimento, às vezes muito concentrada, muito tensa, e aí vem um momento de descontração como esse, de relaxamento, é muito bom”, disse Maísa Rodrigues, chefe da Unidade de Urgência e Emergência do HUB, que participou do momento no Centro de Pronto Atendimento (CPA), na manhã de segunda-feira (29).
Projeto "Acolhe Ebserh"
Outra ação importante realizada foi a divulgação do projeto “Acolhe Ebserh”, que é um serviço de acolhimento psicológico desenvolvido pela Sede da estatal e que é oferecido no HUB a empregados, servidores, residentes e terceirizados. Foram feitas entregas de folders, realizadas conversas e orientações nesse sentido.
O projeto “Acolhe Ebserh” foi criado para oferecer acolhimento psicológico breve e pontual, sem a proposta de psicoterapia de longo prazo. O serviço funciona em formato de porta aberta, permitindo que o público-alvo do HUB (empregados, servidores, residentes e terceirizados) em situação de necessidade recebam apoio imediato, inclusive sem agendamento prévio a depender da urgência do caso.
“A pessoa interessada no atendimento pode ter acesso a esse serviço no horário de trabalho e não precisa de uma autorização da chefia para poder estar buscando isso, é um direito daquela pessoa”, informa Solange Souza.
A partir da escuta inicial, o psicólogo pode encaminhar o trabalhador para psiquiatria, outros profissionais da Ebserh ou para a rede externa de saúde mental, conforme a demanda. O atendimento ocorre no próprio ambiente hospitalar de forma sigilosa e durante o expediente, garantindo acesso facilitado e maior adesão. Além de sensibilizar para a importância da saúde mental e do autocuidado, o projeto também incentiva chefias e colegas a reconhecerem sinais de sofrimento e encaminhar os trabalhadores para o serviço.
“Ter um atendimento como esse dentro de um hospital é muito importante porque setores como o que eu atuo, muitas vezes os profissionais estão sob tensão, então ter esse projeto é muito importante”, avalia Maísa.
Os canais de agendamentos para acesso ao projeto “Acolhe Ebserh” são:
Telefone: 2028-5063
Email: acolhe.hub-unb@ebserh.gov.br
Presencial: sala do Acolhe Ebserh, Prédio da Administração (térreo)
Online: Intranet da Rede Ebserh >> Administração Central >> DGP >> Serviço de Relações do Trabalho >> Projeto Acolhe Ebserh >> HUB
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Elizabeth Souza e Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh