Notícias
OUTUBRO ROSA
HUB oferece um mês repleto de atividades em alusão ao Outubro Rosa
Brasília (DF) – O mês de outubro começou e com ele uma campanha muito importante que busca conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. No Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), o Outubro Rosa chega com uma agenda muito especial e repleta de atividades que se estendem ao longo de todo o mês.
“Nossa expectativa é sensibilizar os pacientes, familiares, colaboradores e a comunidade hospitalar sobre o tema. A programação deste mês de outubro foi pensada com muito carinho para unir informação e acolhimento”, comentou Jackeline Vargas, chefe da Unidade de Oncologia (Unacon).
Programação
As atividades do Outubro Rosa acontecerão ao longo do mês. Palestras, oficinas, atividades voluntariadas com entregas de brindes, jogos, sessões de acupuntura, spa, salão de beleza e visitas itinerantes são algumas das ações que acontecem até o dia 31 de outubro. Além disso, no dia 20 deste mês acontecerá o “Dia D”, quando a Unacon se tornará um espaço de beleza e afeto, oferecendo às pacientes sessões com manicure, cabeleireira e muito mais.
A programação é uma iniciativa da Unidade de Oncologia com a Comissão de Eventos do HUB em parceria com o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (Ecos).
“Mais do que um mês de conscientização, o Outubro Rosa é uma oportunidade de reforçar que o autocuidado e a atenção à saúde da mulher devem estar presentes durante todo o ano”, finalizou Jackeline Vargas.
Lançamentos
A programação também conta com lançamento de livros. O primeiro acontece na próxima sexta-feira (10), às 9h, no Auditório 1, onde será apresentada a obra “180 graus: Minhas reviravoltas com o câncer de mama”, com a presença de Soraya Fleischer, uma das autoras. Ela compartilhará o processo de produção, mostrará trechos do livro e sugerirá formas de utilização em ensino, pesquisa e grupos de apoio; o evento é aberto ao público interno e externo.
Já no dia 31/10, na Praça “Somos Todos HUB”, será lançado o segundo livro, produzido ao longo da campanha do Outubro Rosa, reunindo depoimentos de pacientes do HUB em diferentes fases do tratamento do câncer de mama. Esse momento também será aberto e celebra a escuta e o registro das vivências de quem enfrenta a doença.
Em ação
Nesta quarta-feira (8), um outro momento especial está agendado: o Varal da Esperança, iniciativa que acontecerá na Unacon, a partir das 9h, e visa promover mensagens de afeto, força e carinho às pacientes com câncer de mama.
Os primeiros dias do mês já proporcionaram diversos momentos especiais. Na manhã do dia 1º de outubro, quem passou pelo hall das Unidades 1 e 2 do HUB presenciou um grande tabuleiro, dados e cones coloridos. Os objetos fizeram parte de um jogo em que os participantes tinham que identificar perguntas falsas e verdadeiras a respeito do câncer de mama. As atividades foram feitas em parceria com ECoS.
“Essa atividade fez com que eu começasse meu Outubro Rosa de um jeito maravilhoso”, celebrou Vânia Luzia, 57 anos, que acompanhava um paciente no HUB quando foi convidada a participar da dinâmica. “É importante que seja realizada atividade como essa porque as pessoas precisam se desfazer dos mitos que ainda carregam a respeito do câncer de mama e precisam ter esperança também”, completou.
Nos dias 02 e 03 aconteceram entrega de brindes na Unacon e a versão itinerante do jogo de mitos e verdades, respectivamente. No último domingo (5), foi realizada uma manhã de atividades físicas, no Parque da Cidade, com a supervisão de Lidiane Gomes, profissional de Educação Física do HUB. Na segunda-feira (6) foram realizado momentos de relaxamento com sessões de acupuntura e na terça-feira (7) mais uma edição de entrega de brindes aos pacientes, iniciativa que acontece toda terça e quinta, na programação do Outubro Rosa.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh