Notícias
OUTUBRO ROSA
Encerramento do Outubro Rosa no HUB promove manhã de convivência e lançamento de livro
Brasília (DF) – Após um mês repleto de atividades, o último dia de programação do Outubro Rosa, no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), aconteceu na manhã desta sexta-feira (31). Foram realizados piquenique, roda de conversa, exibição de vídeo e mesa solene com a presença de Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
“A vida não se resume ao câncer. Vocês demonstram isso com o Outubro Rosa”, enfatizou Mônica Sampaio, a gerente de Atenção à Saúde (GAS) do HUB, que também integrou a mesa de abertura das programações realizadas hoje. Ela agradeceu a participação e empenho de todos os profissionais que fizeram mais uma edição do Outubro Rosa acontecer no hospital. Nesse sentido, a GAS mencionou os mutirões realizados ao longo do mês, incluindo atendimentos ginecológicos e mastectomia, por exemplo.
“Esse é um momento de comemorar essa vitória e de dizer que somos todos HUB e estamos juntos pelo fortalecimento da mulher”, completou. Palavras acompanhadas pelas de Carlos Eduardo, gerente Administrativo (GAD/HUB). “Quero gradecer esse momento que é de finalização de um ciclo. Estamos juntos em uma mesma tarefa que é cuidar da saúde da população”.
Reconhecimento também partilhado por Jackeline Vargas, chefe da Unidade de Oncologia (Unacon/HUB). “Tivemos um mês muito gostoso de conscientização a respeito da saúde da mulher. Quero agradecer a todos que vestiram a camisa e que estiveram nesse momento tão importante”, disse.
Representando a superintendente do HUB, Fátima Sousa, a gerente de Ensino e Pesquisa (GEP/HUB), Carla Targino, mencionou a importância do apoio às pacientes que enfrentam o câncer de mama e reforçou o papel que a campanha realizada no HUB desempenhou nesse sentido. “Essa é uma luta que acontece todos os dias, todos os meses e seguimos juntos na missão. O HUB segue junto com vocês”.
Também tendo sido paciente oncológica no passado, Márcia Rollemberg parabenizou o hospital pela realização da campanha em prol à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e destacou a relevância em fortalecer a parceria entre o Ministério da Cultura e o HUB em prol à promoção de saúde pública. “É importante reconhecer os direitos das pessoas e ampliar a cidadania para que todas as mulheres tenham acesso à prevenção, ao tratamento e possam enfrentar os desafios”, destacou.
Após a mesa de abertura, foi transmitido um vídeo com os melhores momentos das atividades realizadas ao longo da campanha Outubro Rosa no hospital.
Partilha
Após a mesa de abertura, foi realizada uma roda de conversa na Praça Somos Todos HUB. A ocasião reuniu pacientes que integram o grupo “Guerreiras de Rosa”, composto por mulheres curadas ou em tratamento de câncer de mama no HUB. Elas participaram da construção do livro "Meu Diário de Força - Vozes que Transformam", coletânea de histórias de vida, contadas por elas. O momento marcou o lançamento do livro no hospital.
“Eu achei um processo muito maravilhoso. No livro a gente fala da vida da gente, o que a gente passou, a que está passando, foi muito bom mesmo”, comentou Maria Fátima Ferreira, 62 anos, que desde 2015 é paciente do HUB e está curada do câncer de mama.
Logo em seguida, as participantes puderam desfrutar de um piquenique com direto a bolo, torradas, doce de goiaba, sucos e café.
Ao final da manhã, o grupo também realizou uma caminhada simbólica pelo hospital marcando o fim das atividades do Outubro Rosa e selando o compromisso com a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh