Notícias
APRENDIZADO
HUB-UnB promove 3ª Semana de Simulação Realística e aborda a tecnologia como aliada no ensino
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, nos dias 6 e 7 de novembro, a 3ª Semana de Simulação Realística. O evento integrou a programação da Semana Universitária da UnB e da Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação - Conecta HUB-UnB 2025.
Com a temática “Tecnologia a favor do ensino”, foram realizadas palestras e oficinas sobre “A Simulação Realística em Tempos de Inteligência Artificial”; “A IA como Paciente: Simulação Realística com Chatbots em Ambiente de Ensino”; “Da Ideia à Prática – A trajetória da Comissão de Simulação em Saúde do HUB-UnB”; “Fuja com Vida! – Desafio de Simulação Realística”; e “Cada segundo conta: Oficina de Reanimação Neonatal”.
Para a chefe do setor de Gestão do Ensino do HUB-UnB, Patrícia Costa, o evento teve como propósito destacar o potencial e o impacto das metodologias ativas no processo de ensino, além de apresentar o Serviço de Simulação como um espaço para o desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas (como raciocínio clínico, tomada de decisão sob pressão, comunicação eficaz, trabalho em equipe e resolução de problemas). “Buscou-se, ainda, estimular preceptores que ainda não utilizam essas metodologias a incorporá-las em suas rotinas formativas”, enfatizou.
Cerca de 60 pessoas participaram da 3ª Semana de Simulação Realística, entre alunos, residentes, professores e profissionais do hospital. A Semana Universitária da UnB e o Conecta HUB-UnB contaram com mais duas programações em novembro: a 24ª Jornada Científica, realizada nos dias 3 e 4, e a 22ª Feira de Saúde, ocorrida no dia 5.
Torneio
No segundo dia da Semana de Simulação Realística do HUB-UnB, foi realizado o 3° Torneio de Endossuturas, procedimentos realizados em cirurgias por vídeo, também conhecidos como videocirurgias. Foram premiados, com medalhas, o primeiro, o segundo e o terceiro colocado. O primeiro lugar ficou com o residente Paulo Henrique Conti Júnior, que está no segundo ano da residência de Cirurgia Geral.
Para ele, o evento contribuiu para o aprendizado, com forte impacto na formação dos participantes. “Foi uma experiência ótima! Muito importante para formação do cirurgião geral, principalmente com a tendência de operar cada vez mais por videolaparoscopia. E a simulação traz essa parte prática essencial”, falou. A segunda colocação ficou com a residente Laysa Brunyele do Vale Silva e a terceira foi para a chefe do setor de Gestão do Ensino do HUB, Patrícia Antônia Santos Costa.
“Embora as endossuturas tenham a mesma finalidade das suturas convencionais, utilizam materiais específicos e demandam uma curva de aprendizado mais longa e complexa. Por essa razão, o uso de simuladores é essencial, permitindo o desenvolvimento técnico seguro antes da aplicação no ambiente real. O treino prévio, portanto, é fundamental para garantir a segurança do paciente e a qualidade do procedimento”, destacou Patrícia.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh