Notícias
PROJETO PROADI BRASIL TMO
Equipe da Beneficência Portuguesa de São Paulo destaca avanços em projeto no HUB-UnB que otimiza transplantes de medula óssea
Brasília (DF) – Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, o Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a primeira visita diagnóstica de representantes do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP/SP) com vistas ao monitoramento do Projeto PROADI Brasil TMO (Transplante de Medula Óssea Brasil).
O HUB-UnB é referência em alta complexidade para pacientes com doenças hematológicas graves assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é um dos hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde para integrar o Projeto TMO, que tem como finalidade fortalecer e ampliar a rede nacional de Transplantes de Medula Óssea por meio da transferência de conhecimento técnico e científico do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, parceiro do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).
Segundo o chefe do setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e coordenador do projeto no HUB, Flávio Andrade, a iniciativa busca reduzir desigualdades regionais e aumentar a autossuficiência do sistema público no tratamento de doenças hematológicas graves, como leucemias e linfomas.
“Muitos pacientes da Região Norte, por exemplo, precisam viajar muitos quilômetros em busca de um centro de transplante. Esse projeto tem como objetivo corrigir essas deficiências quanto à regionalização desses procedimentos”, explica Flávio. Ainda segundo ele, a ideia é expandir a capacidade nacional de realização de transplantes de medula óssea autólogo e especialmente alotransplantes não aparentados, que são os mais complexos e ainda possuem alta demanda reprimida no país.
Durante os três dias de atuação da equipe da BP no Hospital Universitário de Brasília, houve atividades como acompanhamento de atividades assistenciais, a exemplo de instalação de quimioterapia, infusão de células, curativo de cateter, preparo e administração de medicamentos e instalação de hemocomponentes, além de apresentação do status do projeto e análise dos indicadores no HUB.
Conforme a coordenadora de projetos no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Natália Moreno, a visita de monitoramento no HUB mostrou avanços importantes no projeto. “Foi ótimo ver a produção de transplantes de medula aumentando, a média de permanência dos pacientes dentro do esperado e sem nenhum óbito. O plano de ação segue em acompanhamento para, na próxima visita, conseguirmos evidenciar ainda mais melhorias. A participação dos profissionais na imersão, na BP, em SP, foi um divisor de águas no engajamento do time. A equipe tem participado ativamente das ações do projeto”, informou.
O monitoramento presencial do início do mês faz parte de uma série de etapas: fase inicial (que configurou na adesão do HUB ao projeto), visita diagnóstica, onde foi formulado um plano de ação para ser executado em um período de dois anos, além de imersões que consistem em visitas de profissionais do HUB-UnB à Beneficência Portuguesa de São Paulo com todos os custos pagos pelo projeto.
“A segunda turma foi em outubro e a terceira prevista para março de 2026 e treinamentos sobre o processo de transplantes no Brasil EAD. No HUB, tivemos uma adesão histórica com 60 inscritos e 50 conclusões (os que não concluíram foi por motivo de transferência entre unidades da Rede Ebserh)”, afirmou Flávio.
Com o apoio técnico e científico do Proadi-SUS e da Beneficência Portuguesa, o HUB deve avançar ainda mais na qualificação das equipes, na padronização de protocolos e na consolidação de fluxos assistenciais, preparando-se para se tornar um Centro Transplantador de excelência.
Procedimento complexo
O Transplante de Medula Óssea consiste em um tratamento complexo, em que uma medula produtora de células do sangue saudável é colocada no paciente que está com produção celular alterada, seja devido a doença maligna ou benigna.
A medula óssea é responsável por produzir as células do sangue como os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas, as quais exercem a função de defesa do organismo, transporte de oxigênio pelo corpo e realizam os processos de coagulação, respectivamente.
O HUB-UnB é habilitado pelo Ministério da Saúde para realização de transplantes de medula autólogo e realiza procedimentos desde dezembro de 2023, totalizando 33 transplantes.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh