Notícias
PESQUISA
24ª Jornada Científica do HUB destaca a ciência cidadã e a inovação a serviço do SUS
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nos dias 3 e 4 de novembro, a 24ª Jornada Científica, que este ano teve como tema “Ciência Cidadã: Pesquisa e Inovação a Serviço do SUS”. O evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde em uma programação voltada à integração entre ciência, inovação e compromisso social.
Ao longo dos dois dias, a jornada contou com exposição de trabalhos, palestras presenciais e online, além de oficinas, promovendo um espaço de troca de experiências e divulgação de pesquisas. Uma das atividades de destaque foi o Diálogos Integrativos: Iniciação Científica e Tecnológica no HUB-UnB/Ebserh, realizada na tarde do dia 4. A oficina, exclusiva para bolsistas, voluntários e orientadores do ciclo 2025/2026 dos Programas de Iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT) da Ebserh/CNPq no HUB, teve como objetivo fortalecer a integração entre os participantes e compartilhar as pesquisas que vão ser desenvolvidas.
Entre os trabalhos apresentados alguns dos temas abordados foram: “Doença periodontal e úlcera de pé de pessoa com diabetes: uma abordagem integrada no cuidado ao paciente”, desenvolvido por Bárbara Luiza, Maria do Carmo, Nailê Damé e Solange Baraldi, e “Antropologia de um hospital-escola: Serviço, formação e ciência no HUB/UnB”, conduzido por Maria Luiza e mais dez colegas da graduação em Ciências Sociais da UnB, sob orientação da professora Soraya Fleischer.
Encerrando a jornada, foram premiados com menção honrosa os três melhores trabalhos apresentados no evento. Os reconhecidos foram:
- “Preditores respiratórios da funcionalidade em pacientes com esclerose lateral amiotrófica: análise multivariada”;
- “Estudo de comparação por biópsia líquida entre a dinâmica do cfDNA e do marcador CEA de pacientes com câncer colorretal no pré e pós-operatório”;
- “Comprometimento de capacidades intrínsecas associadas à percepção negativa sobre recursos de saúde digital em pessoas idosas da comunidade.”
Para Lorena Oliveira, uma das autoras do estudo sobre “Comprometimento de capacidades intrínsecas associadas à percepção negativa sobre recursos de saúde digital em pessoas idosas da comunidade”, o reconhecimento é um estímulo à continuidade da pesquisa. “É muito gratificante estar aqui e receber essa homenagem com um trabalho que é tão importante para a sociedade”, destacou. Também são autoras do trabalho: Gabrielly Fernanda, Yunara Fernandes, Thalyta Ísis, Gabriely Marques, Juliana Martins e Ana Carolina.
Com foco em pesquisa e inovação como pilares estratégicos para um SUS mais eficiente, acessível e resolutivo, a 24ª Jornada Científica reafirmou o compromisso do HUB-UnB com a produção de conhecimento e a formação de profissionais comprometidos com o avanço da saúde pública.
Rede Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh