Notícias
DIA DAS MULHERES
Programação em celebração ao Dia da Mulher incentiva cuidado e relaxamento no HUB
Brasília (DF) – O público feminino do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve um dia especial nesta segunda-feira (10), com atividades dedicadas ao seu bem-estar. Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a programação incluiu escalda-pés, limpeza de pele, skincare, aromaterapia e momentos de descontração ao som de muita música.
“Estou muito agradecida por esse momento, por sermos lembradas no Dia da Mulher. E agradeço a equipe por ter proporcionado tudo isso”, comenta Janaína Guedes, enfermeira do HUB, que participou da sessão de escalda-pés, no 1º andar da Unidade 2. “Foi muito relaxante”, completou.
A técnica de escalda-pés foi conduzida por Rosy Meire, técnica de Enfermagem do HUB, que destacou a importância do reconhecimento do esforço diário das profissionais que conciliam múltiplas jornadas. "A mulher que trabalha, que é dona de casa, que é mãe, é ela que está aqui, na luta, no dia a dia, cuidando das pessoas com muito amor e carinho", afirmou. Para Rosy, momentos como esse representam um gesto simbólico, mas valioso, de valorização e gratidão.
A programação do Dia da Mulher no HUB contou com outras atividades voltadas ao bem-estar e autocuidado das profissionais e pacientes, que também aconteceram na Unidade 2. Entre as ações oferecidas, destacaram-se sessões de limpeza de pele com argila, skincare e aromaterapia, proporcionando momentos de relaxamento e cuidado pessoal. As participantes puderam desfrutar de um ambiente acolhedor, reforçando a importância do equilíbrio entre a rotina e a qualidade de vida.
A iniciativa foi elogiada pelas colaboradoras, que se sentiram valorizadas e reconhecidas pelo esforço diário dedicado ao cuidado com os pacientes. “Achei muito legal a proposta porque nos tira um pouco da rotina pesada. Gostei muito e estou saindo com a pele cuidada”, elogiou Iara Rodrigues, técnica de Enfermagem do hospital.
Musicalizando
No hall das Unidades 1 e 2, a música trouxe leveza e emoção ao ambiente, com apresentações de diversos artistas ao longo do dia. Durante os períodos da manhã e da tarde, o público pôde desfrutar de um repertório especial em homenagem às mulheres, interpretado por talentos como Juliana Muller, Max Violão, Lino e seus teclados, além de Tico de Moraes e Trio. A iniciativa encantou pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, criando uma atmosfera de celebração e reconhecimento.
“As apresentações estão lindas. Esses momentos são maravilhosos para tirar a gente da rotina, promovendo relaxamento, distração. Estou gostando bastante, essas ações poderiam acontecer mais vezes”, avaliou Juliene Neves, paciente de oncologia no HUB.
O evento do Dia das Mulheres foi um sucesso e teve como principais responsáveis os integrantes da Comissão de Eventos do HUB, que promoveram um dia repleto de atividades, celebrações e homenagens.
“Ficou tudo muito lindo e organizado, estou muito orgulhosa”, comemora Marluce Batista, técnica de Enfermagem e integrante da Comissão. “É muito gratificante promover ações que nos valorizam, atingimos as expectativas”.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh