Notícias
PARCERIA
HUB recebe visita de secretário do Ministério da Saúde para debater melhorias na assistência, ensino e pesquisa
Brasília (DF) – Com o objetivo de aprimorar estratégias para fortalecer a assistência, o ensino e a pesquisa na instituição, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) recebeu, nesta terça-feira (18), a visita de Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS). Durante o encontro, foram discutidos melhorias para áreas, como residência médica e multiprofissional, comunicação e aprimoramento tecnológico na assistência.
“A visita foi extremamente positiva”, comemora Mônica Sampaio, gerente de Atenção à Saúde do HUB, que destaca as articulações realizadas com o intuito de fortalecer o programa de residência no hospital. “Alinhamento que foi bastante voltado a áreas que demandam mais atenção pelos desafios de provimento. O objetivo é fortalecer o hospital e, assim, ofertar mais serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou.
Atualmente, o HUB possui 36 programas de Residência Médica, além de quatro Multiprofissional e dois Uniprofissional. “A intenção foi mapear e trazer esse cenário para o secretário apontando nossas necessidades em relação ao fortalecimento da residência, mas também da pesquisa e da extensão, principalmente em relação ao incentivo das nossas preceptorias e em relação à educação permanente dos nossos preceptores e coordenadores para que a gente possa fortalecer a formação de especialistas dentro do HUB”, comenta Carla Targino, gerente de Ensino e Pesquisa do hospital.
Reconhecida como um pilar essencial para a eficiência e transparência na gestão hospitalar, a comunicação interna e externa do HUB foi discutida como um eixo estratégico para fortalecer o relacionamento entre profissionais, estudantes, pacientes e a comunidade em geral. O aprimoramento tecnológico também foi outro ponto apresentado, tendo destaque os planos de um HUB 100% sem papel, visando adotar soluções para digitalizar processos, reduzir o desperdício e aprimorar a eficiência administrativa, bem como melhorias tecnológicas em setores como a área cirúrgica e telediagnóstico. “A ideia é preparar o hospital para essa era digital. A tecnologia precisa fazer parte da assistência”, frisou Fabiano Francisco, chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do HUB.
“Tivemos uma reunião muito boa com o HUB, foram discutidas uma serie de projetos inovadores que o hospital está apresentando principalmente a parceria com a rede do SUS. É um olhar fundamental para o cuidado com a população brasileira”, avaliou o secretário Felipe Proenço “Reunião muito agradável que sinaliza parcerias muito importantes pela frente”, concluiu.
Também participaram da reunião: Carlos Eduardo, gerente Administrativo do HUB; Wallace Enrico, professor do Departamento de Saúde Coletiva da UnB; Verônica Cortez Ginani, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UnB.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh