Notícias
MUTIRÃO DE CIRURGIA
HUB realiza mutirão de cirurgias para tratamento de doenças proctológicas
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou mutirão de cirurgias proctológicas, no último sábado (29). Oito pacientes foram beneficiados pela ação que aconteceu ao longo de todo o dia. “Agora é vida nova.”, comenta Adriana Torres, uma das pacientes beneficiadas.
“A ideia do mutirão surgiu da necessidade de prover assistência de qualidade e tratamento cirúrgico para as pessoas que têm doenças orificiais”, explica Bruno Augusto, médico Proctologista do HUB, integrante da equipe de profissionais que realizou os procedimentos.
Foram tratadas doenças, como: hemorroidas, fístulas, fissuras, entre outras que comprometem a qualidade de vida. “Apesar de serem consideradas operações de pequeno porte, há uma alta demanda por esses procedimentos no SUS [Sistema Único de Saúde]”, completa Bruno, destacando a importância da iniciativa promovida pelo HUB.
Promovendo qualidade de vida
Uma das pessoas beneficiadas pela iniciativa foi Adriana Torres, 43 anos, que enfrentava episódios de sangramento há quatro meses e estava na fila da regulação aguardando atendimento. “Quando recebi a ligação do médico do posto de saúde perguntando se eu tinha interesse em participar do mutirão, aceitei na hora”, relatou a paciente que esteve pela primeira vez no Hospital Universitário de Brasília.
“Acredito que outros hospitais deveriam seguir esse modelo. Aqui estou sendo muito bem tratada, os profissionais são muito competentes e atenciosos”, avaliou Adriana, que, vestida com a roupa cirúrgica, aguardava ser chamada na sala de espera do Bloco Cirúrgico do HUB. Espera também partilhada por Cláudio José, 53 anos, após três anos almejando por esse momento. “Estou tranquilo, mas as expectativas são grandes”, disse.
O atendimento humanizado e responsável relatado pelos pacientes também se estendeu aos dias de pós-cirurgia, como comentou Adriana, nesta segunda-feira (31), dois dias após realizar o procedimento. “Está indo tudo bem, não estou sentido dor. A cirurgia, a cicatrização, está tudo maravilhoso. A equipe inteira do HUB está de parabéns”, celebrou.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh