Notícias
PARCERIA
HUB e SES-DF avançam no diálogo para abertura de novos leitos de assistência a recém-nascidos
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na manhã desta sexta-feira (14), uma reunião com o secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda. Durante a ocasião foram firmados esforços entre as partes para a abertura de 10 leitos de Neonatologia, na Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) do HUB.
“Foi um momento muito importante para o hospital que se posiciona diante da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com a responsabilidade de cuidar da população do Sistema de Saúde no DF que também tem que ser compartilhada do HUB com a Secretaria”, destaca a superintendente do hospital universitário, Fátima de Sousa, que recebeu o secretário Juracy em seu gabinete.
“Foi uma reunião riquíssima na qual nós pudemos trocar conhecimentos, trocar ideias e saímos com o dever de casa, que é tentar abrir 10 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários na Neonatologia. Então, hoje é só gratidão mesmo por estar tendo o apoio de todo esse time”, observa o secretário Juracy Lacerda que recebeu do HUB uma cartilha com documentos que apontam as necessidades do hospital para a abertura dos novos leitos.
Desta forma, o fortalecimento da parceria entre o HUB e a SES-DF tem como propósito aprimorar a atuação conjunta, garantindo aos usuários do SUS um atendimento de qualidade em todas as fases da vida, como observa Dayse Amarilio, deputada distrital do DF e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Legislativa que também esteve presente na reunião.
“A gente sai da reunião com a pactuação de estar estreitando diálogos, buscando soluções conjuntas para o Distrito Federal. O HUB tem uma potência muito grande de fazer isso, treinando pessoas e entregando serviços de alta qualidade”.
Ucin
Os leitos da Ucin são classificados como leitos intermediários e destinados a recém-nascidos prematuros que, embora necessitem de cuidados especializados, não apresentam um quadro clínico grave o suficiente para requerer uma UTI neonatal. No entanto, esses bebês também não podem ser encaminhados diretamente para a enfermaria, pois ainda demandam um acompanhamento mais criterioso. Por isso, serão acolhidos em uma unidade de cuidados intermediários, onde recebem a assistência necessária para sua recuperação e estabilização até que estejam prontos para a alta ou transferência para outra unidade.
“A pauta da pediatria é super oportuna, não só por estarmos entrando num período de sazonalidade, mas também pela questão da necessidade de ampliação de leitos de Neonatologia, em virtude da questão sanitária do Centro Obstétrico do HMIB, e em relação também à demanda assistencial geral do governo do DF”, conclui Mônica Sampaio, gerente de Atenção à Saúde do HUB.
Também estiveram presentes na reunião: Carla Targino, gerente de Ensino e Pesquisa do HUB; Carlos Eduardo, gerente de Administrativo do HUB; Flávia Barcellos, chefe da Divisão Médica do HUB; Analy Machado, chefe da Unidade de Contratualização; Patrícia Medeiros, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUB; Janayna Bispo, chefe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; e Wallace Enrico, professor do Departamento de Saúde Coletiva da UnB; e as doutoras Edna, Arilene e Priscila da Referência Técnica Distrital (RTD/SES-DF) de Neonatologia.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh