Notícias
RECEPÇÃO
HUB dá boas-vindas a novos residentes em cerimônia na Universidade de Brasília
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou da recepção dos novos residentes. Foram recepcionadas cerca de 140 pessoas que lotaram o Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, na manhã desta quinta-feira (6), durante a cerimônia de acolhida. Em 2025 foram ofertados 36 Programas de Residência Médica e 4 de Residência Multiprofissional.
Representando a superintendente do HUB, Fátima de Sousa, a Gerente de Ensino e Pesquisa (GEP), Carla Targino, deu as boas-vindas aos novos residentes e desejou uma frutífera caminhada de aprendizados durante os próximos meses e anos. “Começa hoje uma jornada em que a construção desse processo de aprendizagem está com vocês. Aqui todos terão acesso aos melhores profissionais e nós, da gestão, também nos colocamos em parceria para lado a lado construímos essa formação. Aproveitem cada oportunidade”, destacou.
Também desejando boas-vindas, Carlos Eduardo, gerente Administrativo do HUB, reforçou o papel dos residentes no compromisso com a saúde pública. “Que vocês possam desenvolver da melhor forma possível as suas atividades e que possam usufruir dos nossos espaços com muita parcimônia e trabalho fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federa. Uma boa jornada daqui para a frente”, disse.
A residência médica e multiprofissional desempenha um papel fundamental para a sociedade, pois promove a qualificação dos profissionais de saúde e fortalece o atendimento à população, ponto muito bem observado por Mônica Sampaio, gerente de Atenção à Saúde do HUB, que também frisou o papel da ciência enquanto ferramenta fundamental.
“O que a gente traz de mensagem é que abracem essa residência com muito afinco para além da técnica, que vocês abracem a ciência acima de tudo, porque a ciência salva vidas, e que o interesse por essas vidas seja o lema do coração de vocês”.
Também participaram da mesa de abertura Edson Gonçalves, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme); Ingrid Ferreira Metzger, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu); João Paulo Chieregato Matheu, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde; Laudimar Alves, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde; Luiz Cláudio de Castro, professor da Faculdade de Medicina da UnB, representando a diretora da mesma instituição de ensino, Neysa Aparecida Tinoco Regattieri.
Durante a tarde, a Coreme e Coremu realizaram acolhimento setorial com os novos residentes no HUB.
Palestras
A programação incluiu palestras sobre a trajetória do residente no HUB-UnB, conduzida por Taisa Fernandes, chefe da Unidade de Gestão de Pós-graduação; além de temas fundamentais como regulação assistencial no SUS, com Lais Milhomen, chefe da Unidade de Regulação Assistencial; e descarte adequado de materiais, abordado por Conceição Portela, chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar.
Além disso, foram realizadas apresentações sobre gestão da qualidade, com Onislene de Almeida, enfermeira do HUB; tecnologia da informação e saúde digital, ministrada por Huggo Ferreira e Adriano Brandão, chefes da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação e da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados, respectivamente; além de saúde ocupacional e segurança do trabalho, com Marcia Mendes, chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador.
Por fim, Viviane Mendes, Ouvidora do HUB, encerrou a programação com uma discussão sobre aspectos éticos no cuidado e os canais de comunicação institucional, reforçando a importância da conduta profissional e do fluxo de informações dentro do HUB.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh