Notícias
EXPOSIÇÃO
Exposição fotográfica do grupo Analgesia resgata memórias e trajetos no HUB
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mergulhará em arte, afeto e comunicação nos próximos dias. Isso porque o grupo Analgesia – Laboratório de Vivências em Arte e Saúde está preparando uma exposição fotográfica que tem início em 18 de março, na Recepção do Ambulatório 1. Além disso, a programação também conta com uma roda de conversa e visitação guiada com as artistas, no dia 24 deste mês, a partir das 15h30, no Auditório 1.
A exposição promovida pelo grupo é fruto de encontros semanais onde são desenvolvidas oficinas com temáticas específicas. As obras apresentam memórias pessoais e históricas das usuárias e dialogam com o processo de mudança dos atendimentos do Ambulatório de Reumatologia do prédio do Ambulatório 1 para o prédio da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA).
A transferência provocou reflexões sobre as diferenças estruturais e as memórias associadas a esses locais, tão marcantes no itinerário terapêutico das participantes do grupo. Como parte desse processo, uma pesquisa histórica sobre o prédio do Ambulatório I resgatou a trajetória do CIEM (Centro Integrado de Ensino Médio da UnB), que funcionou ali entre 1964 e 1970. A proposta é um mergulho em uma cartografia afetiva e a releitura de percursos trilhados no HUB.
A exposição inicia no dia 18 de março e acontece até o dia 06 de abril, na Recepção do Ambulatório 1. Já no dia 24 de março, acontecerá, no Auditório 1 do HUB, uma roda de conversa com as artistas do grupo Analgesia para o compartilhamento de experiências e reflexões sobre arte e saúde, além de uma visita guiada.
“Buscamos a promoção de saúde mental através de oficinas de Arte Contemporânea e Medicina Narrativa; escuta qualificada com valorização das individualidades e promoção do coletivo; realização de um acervo com os trabalhos produzidos pelos participantes e de exposições coletivas no espaço hospitalar”, explica Helenice Assis, terapeuta ocupacional do HUB e uma das organizadoras das atividades do Grupo Analgesia.
“Além da participação de pacientes no grupo, realizamos exposições para promover a ambiência hospitalar e divulgar as ações de arte e saúde. O grupo também tem desenvolvido projetos em diversos setores do hospital”, completa.
O grupo
O Grupo Analgesia – Laboratório de Vivências em Arte e Saúde foi criado em 2022 tornando-se um coletivo formado por mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) com dores crônicas e profissionais de saúde, unidas por seus percursos terapêuticos no Hospital Universitário de Brasília. Por meio da arte, da escuta ativa e terapêutica, elas exploraram suas dores e transformaram suas vivências, ressignificando o corpo e suas experiências.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh