Notícias
SEMANA DE ENFERMAGEM
Programação da IX Semana de Enfermagem promove palestras, minicursos e autocuidado no HUB
Brasília (DF) – A primeira semana de atividades da IX Semana de Enfermagem foi concluída ontem (15), no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh). Com o tema “Saúde planetária: desafios e atuação crítica da Enfermagem”, o evento promoveu uma ampla programação com palestras, atividades interativas, autocuidado e oficinas, que aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de maio. O encerramento acontece no próximo dia 20, a partir das 14h, com homenagens e premiações.
O evento, que alcança sua nona edição, busca reunir profissionais das diversas áreas do hospital, especialmente enfermeiras e enfermeiros. O intuito é promover provocações e reflexões acerca da importância do desenvolvimento de um trabalho ético e humanizado na Enfermagem, bem como dos direitos que esses profissionais possuem.

Nesse sentido, na manhã desta quinta-feira (15), aconteceu, no Auditório 1, debate sobre o papel social e político dos profissionais de Enfermagem com Tatiana Guimarães, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Durante a ocasião, foi apresentado o contexto histórico da profissão e a importância de a classe se manter unidade em busca e manutenção de melhorias que garantam trabalho e ambiente humanizado aos pacientes e profissionais.
“Maior categoria profissional da saúde dispensa título de heroísmo, cobra valorização real e melhoria das condições de trabalho para dar assistência de qualidade a [211] milhões de brasileiros e brasileiras”, texto destacado em um dos slides de apresentação utilizado por Tatiana. Categoria, disse ela, formada em sua maioria por mulheres negras, reforçando, desta forma, o compromisso com o combate ao preconceito, exclusão e invisibilidade que muitas enfermeiras vivem.
Cuidado e afeto
Paralelo à palestra, também eram realizados momentos de autocuidado com sessões de escalda-pés e skincare, das 9h às 12h, na Unidade 2 e no prédio da Administração. “Achei bacana a iniciativa, acho que deveria acontecer mais vezes. A gente na correria do dia a dia nem tem tempo para isso, nem de se olhar no espelho, então propiciar essa pausa é muito bom”, comentou Edi Marcelina, técnica de Enfermagem do HUB e uma das participantes da sessão de skincare. As sessões também aconteceram na última quarta-feira, das 14h às 16h.

A Enfermagem a favor do planeta
Ganhando destaque no tema, o compromisso da Enfermagem com medidas sustentáveis em prol do planeta terra trouxe contornos fundamentais e interessantes durante a abertura da Semana, que aconteceu na terça-feira (13), no Auditório 1 do HUB.
“Todo impacto que acomete a saúde planetária, como poluição, comprometimento da biodiversidade, problemas hídricos, tudo isso trará novas doenças. De certa forma, tudo o que acontece fora vai acontecer de certa forma dentro dos hospitais”, destacou Sabrina Martins, chefe da Divisão de Enfermagem do HUB, durante seu discurso de boas-vindas aos presentes.
Percepção também partilhada por Mônica Sampaio, gerente de Atenção à Saúde (GAS) do HUB, que reforçou a necessidade de os profissionais se questionarem sobre a relação da função que exercem com o tema. “Qual o tipo de trabalho tem sido feito para construir uma saúde melhor, impactando positivamente a vida humana e o planeta como um todo?”, indagou.

“O tema é amplo porque diz respeito a nossa força, ao que a gente é, estamos na prevenção, na promoção, na reabilitação, no tratamento, nos hospitais, nas clínicas, nas escolas (...) que a gente consiga resgatar o que de fato é a Enfermagem, essa categoria importantíssima”, completou Sabrina.
Saúde mental
Outro tema que também recebeu destaque durante a manhã de abertura da Semana de Enfermagem do HUB, mas também em outros momentos da programação, foi a saúde mental no ambiente de trabalho, com o intuito de oferecer a quem cuida ferramentas para poder se cuidar e receber cuidados. Fala aprimorada por Elissandro Noronha, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). “A Enfermagem precisa ser cuidada e acolhida”, disse frisando que 40% dos casos de afastamentos de enfermeiros no DF são por motivos de saúde mental. Ao final de sua fala, Elissandro, representando o Coren-DF, homenageou a superintendente do HUB, com a entrega de uma medalha por sua atuação enquanto enfermeira e luta pela saúde pública do Brasil.
“Priorizem momentos de autocuidado como esse, que envolve cuidados não só da mente, mas que trazem motivação (...) Vocês constroem o HUB no dia a dia, contamos com vocês”, comentou Carla Targino, gerente de Ensino e Pesquisa (GEP) do hospital.
Parceria que também foi mencionada por Fátima de Sousa, superintendente do HUB e um dos nomes que integrou a Mesa de Abertura. “Quero agradecer a grandeza dessa semana (...) Esse hospital é de todos nós e essa expressão não é só uma força da palavra, é a razão da nossa existência”.
Além da superintendente, também integraram a mesa: Karine Rodrigues Afonseca, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do DF (ABEn-DF); Elissandro Noronha, presidente do COREN-DF; Keila Cristianne Trindade da Cruz, chefe do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FS-UnB); Mani Indiana Funez, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da FCTS (FCTS-UnB); Dayse Amarilio Donetts Diniz, deputada Distrital.

Palestras, oficinas e minicursos
Dando continuidade à programação, ainda na manhã do dia 13 aconteceram dois momentos no Auditório 1: As palestras "Saúde Planetária - Desafios e a atuação crítica da Enfermagem na valorização de seu trabalho no SUS", e "Descarte em serviços de saúde". A primeira foi ministrada por Karine Rodrigues, presidente da ABEn-DF e a segunda por Maria da Conceição, chefe do setor de Hotelaria Hospital do HUB e Adão Charles, enfermeiro do setor.
À tarde, foram realizadas apresentações de dissertações e teses, a exemplo do trabalho: “Aspectos epidemiológicos, clínicos e econômicos de indivíduos com feridas crônicas e tratados na Estomaterapia do Hospital Universitário de Brasília entre 2014 e 2020”, de autoria de Amanda Mesquita Mendes Gonçalves, Enfa. Dra. Do Ambulatório de Estomaterapia do HUB.
Na quarta-feira (14), às 9h, foi realizado o minicurso “Suporte Básico de Vida”, na Sala de Simulação, na Unidade 2 do hospital. Uma das participantes, Geisseara Ferreira, técnica em enfermagem do Bloco Cirúrgico do hospital universitário, elogiou a proposta e o seu papel para ainda mais qualidade aos serviços de saúde do HUB. “É um curso bem proveitoso, ensina bastante como a gente deve se posicionar diante de uma situação de parada cardiorrespiratória, por exemplo. Além disso, ajuda muito no comportamento diante de uma cena dessa”, frisou. O curso também aconteceu na manhã desta quinta-feira, no mesmo horário e local.

Já na Sala de Aula 01, do prédio da Administração, aconteceu a oficina “Gestão de estresse, conflitos e melhora do clima organizacional da unidade”, tendo como moderadora Evellyn Penha, enfermeira do Departamento de Enfermagem (DENF-HUB); e as batedoras: Bruna Fernandes Cruz, psicóloga de chefe da UDP-HUB e Sabrina Telma Martins, chefe da DENF-HUB.
No final da tarde, às 17h, foi realizado o minicurso “Punção venosa guiada por ultrassom”, no Laboratório 1, da Sala de Simulação Realística, ministrado por Rodolfo Carvalho Soeiro Machado, médico anestesiologista do HUB.
No dia seguinte foram oferecidos dois minicursos. Pela manhã o de “Suporte avançado de vida”, Thiago Figueiredo de Castro, médico e professor da FCTS-UnB e Ane Gabrielle Muniz, enfermeira da UUE-HUB. À tarde, outro sobre “Tratamento de feridas e curativos”.
Encerramento
Na próxima terça-feira (20), a partir das 14h, no Auditório 1 do HUB, acontecerá o encerramento da IX Semana de Enfermagem do HUB. A programação será composta por solenidade de abertura, apresentação com o tema “50 anos de Enfermagem” e entrega do prêmio do Selo de 50 anos. Além disso, também acontecerá o lançamento da Premiação da Semana Brasileira de Enfermagem do HUB, com seis categorias: Ensino, Pesquisa, Reconhecimento Parlamentar, Entidades, Assistência e Extensão Universitária.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh