Notícias
SAÚDE MENTAL
HUB realiza 2ª edição do Sarau Saúde Mental
Brasília (DF) – A Unidade de Saúde Mental do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a segunda edição do Sarau que reuniu diversos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Com o tema “Pluralidade do Cuidado” e incentivando a luta antimanicomial, a celebração aconteceu na manhã desta terça-feira (13), na Praça Somos Todos HUB.
Cores, comidas gostosas, sorrisos, largos, muita dança e música, que ficaram por conta do grupo musical “Maluco Voador” - do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Paranoá - que também abriu o microfone para quem quisesse expressar seus dons e ainda compartilhou instrumentos, como pandeiros, tambores, ganzás e triângulos, formando-se, assim, uma grande roda musical.
Tendo arriscado algumas batucadas com o pandeiro enquanto vozes animadas cantavam no microfone, Frankilan disse que esse era um momento especial. “Para mim essa ação é uma benfeitoria, um projeto maravilhoso. Eu gostei bastante por estar incluindo as pessoas que precisam estar vinculadas à nossa sociedade de forma mais satisfatória e digna”, comentou ele, sentado ao lado de sua esposa e paciente da Unidade de Saúde Mental do HUB, Analídia, que confirmava entre um sorriso e outro a alegria de estar ali.
Reconhecimento também expressado nas falas de Silvia Furtado, chefe da Unidade de Saúde Mental. “Estou feliz porque geralmente a saúde mental é invisibilizada, as pessoas não frequentam tantos eventos da área por causa do preconceito, às vezes até medo dos pacientes. E a nossa ideia era fazer na praça, para as pessoas verem, que essas são pessoas como qualquer outra, que não dão medo, não são agressivas e que elas podem viver como todo mundo em sociedade”.
Conscientização
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país da América Latina com mais prevalência de depressão, por exemplo. Além disso, informações do Ministério da Saúde apontam que um em cada oito pessoas que procuram o Sistema Único de Saúde (SUS) são por questões de saúde mental.
Buscando trazer reflexões sobre a necessidade de um SUS cada vez mais coeso e alinhado às demandas dessa população, o Sarau Saúde Mental também teve o objetivo de promover o intercâmbio entre os serviços de saúde mental do DF. Sendo assim, foram apresentados os dispositivos de base territorial disponíveis com a intenção de aproximar a relação com os pacientes e difundir estratégias alternativas de cuidado em saúde mental. Estratégias em alinhamento com o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio.
“A gente teve a intenção de trazer diversos tipos de atendimentos de saúde mental que ocorrem em Brasília, então convidar outros CAPS (Paranoá, Candango, por exemplo) para mostrar como a gente pode promover saúde mental de forma livre e de forma artística e como ela acontece em diversos territórios aqui da capital federal”, apontou Yasmin Tomás, psicóloga e residente de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Fiocruz e atuante na Enfermaria de Saúde Mental do HUB.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh