Notícias
SOLENIDADE
HUB celebra formatura dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional
Brasília (DF) – Na última sexta-feira, 21, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou da cerimônia de formatura da Residência Médica e Multiprofissional para 86 concludentes. O evento aconteceu às 19h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, na UnB, com a presença de familiares, amigos e docentes.
Em seu discurso, a superintendente do HUB, Maria Fátima de Sousa, mencionando o aprendizado obtido com o ex-ministro da Saúde Adib Jatene, reforçou os princípios que vão além dos estudos teóricos. “Só toma sentido as especialidades, se nós aprendermos a maior especialidade de todas elas: cuidar de gente”, parafraseou. “Estar aqui hoje é o testemunho de que sonhar é possível, e que se estamos em boa companhia esse sonho se torna realidade. O HUB estará sempre de portas abertas para vocês retornarem”, completou.
Colocação também acompanhada por Rozana Reigota Naves, reitora da UnB. “Que seja uma caminhada de muito sucesso e, sobretudo, da valorização da pessoa humana”, disse. “O HUB tem orgulho do seu time e dos especialistas que estão concluindo suas residências no SUS [Sistema Único de Saúde] e para o SUS. Sejam felizes”, completou Carla Targino, gerente de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUB.
Por sua vez, Laudimar Alves de Oliveira, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da Faculdade de Brasília, destacou dois pontos principais aos recém-formados. "Agora vocês são signatários de duas importantes filosofias para quem trabalha na Universidade de Brasília e no HUB; primeiro, o ensino público e gratuito, e o segundo, o Sistema Único de Saúde. Valorizem isso. A nossa população, em especial a mais vulnerável, precisa da dedicação de vocês", concluiu.
Também participaram da mesa solene Roberto Goulart Menezes, decano de Pós-Graduação da UnB; Andreia Pedrosa Ribeiro, representando a diretoria da Faculdade de Medicina da UnB; Micheline Marie Milward , representando a diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia em Saúde da UnB; Cristiane da Silva Ferreira, representando a diretoria da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB; e Simone Perecmanis, diretora do Hospital Escola Veterinário da UnB.
A oradora das turmas de Residências Médicas, Mariana Bandos, emocionou a todos com suas palavras ressaltando não apenas a dedicação exigida ao longo dos anos de formação, mas também o vínculo construído com o HUB.
“Desejo que vocês conquistem tudo aquilo que buscaram quando decidiram ir pelo caminho mais longo, o da Residência. Quanto à nossa velha casa, ela está se preparando novamente para o fatídico 1º de março, pronta para receber novos residentes e terminar de formar aqueles que ficam. Ao HUB, em nome de todos os residentes e médicos, meu mais sincero obrigado. Aqui nos tornamos especialistas”.
A cerimônia foi marcada por momentos de celebração e reconhecimento, com professores e gestores dirigindo palavras de encorajamento e parabéns aos novos especialistas. Familiares e amigos acompanharam com orgulho a conquista dos residentes, compartilhando a emoção desse marco em suas trajetórias. Ao final, em um gesto tradicional de despedida e conquista, os formandos lançaram os capelos (chapéu de formação) para o alto, simbolizando o encerramento de um ciclo e o início de uma nova etapa na carreira médica.
O Hospital Universitário de Brasília possui 36 Programas de Residência Médica e 4 Multiprofissional. Veja a lista completa de profissionais especialistas concludentes em 2025 aqui.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Elizabeth Souza, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh