Notícias
RECEPÇÃO
HUB recebe novos estudantes da UnB para atividades práticas no hospital
Brasília (DF) – A partir desse mês o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) receberá alunos de 12 graduações da Universidade de Brasília (UnB) para atividades práticas a serem realizadas durante esse semestre. Buscando tornar esse momento ainda mais especial, o HUB realizou uma recepção aos estudantes, nesta segunda-feira (18), no Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS-UnB). Além disso, o momento também serviu para apresentar o funcionamento do hospital bem como reforçar boas práticas aos futuros profissionais.
Uma das estudantes é Beatriz Silva, 26 anos, aluna do décimo semestre de Enfermagem. Natural de Brasília, ela comenta as expectativas e felicidade em poder realizar atividades práticas em um hospital que é referência nacional em saúde pública. “Eu fico bastante lisonjeada por estar vivendo esse momento em minha trajetória acadêmica porque é uma oportunidade única para a gente. É um privilégio para todos nós”, celebrou a jovem que também detalhou a sua futura área de atuação.
“Estarei atuando na área de gestão do HUB, uma área que é nova pra mim, então estou muito animada e as minhas expectativas estão lá em cima”, completou. Além da Enfermagem, o HUB receberá alunos dos cursos de: Medicina, Engenharia Eletrônica, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde coletiva, Serviço Social e Terapia ocupacional.
Boas-Vindas
A cerimônia de recepção aconteceu durante a manhã desta segunda-feira e recebeu 158 alunos. A mesa solene abriu a programação que também contou com apresentações de palestras que apresentaram os serviços do HUB e incentivaram boas práticas no ambiente hospitalar.
“Esse é um semestre que temos expectativas muito altas com a chegada de vocês pra que a gente consiga trabalhar ainda mais integrado nesse cenário tão precioso pra nós que é o hospital universitário”, comentou João Paulo Chieregato, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS).
Integração também mencionada pelo diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Laudimar Alves de Oliveira, que ainda destacou as múltiplas experiências e convivências que devem ser amplamente aproveitadas no HUB para além das disciplinas que serão cursadas pelos alunos. “É uma oportunidade muito grande de vocês conviverem com colegas que estão na residência, fazendo mestrado, doutorado, todos os docentes e toda a equipe de apoio, é um universo muito rico. Essa riqueza deve ser explorada ao máximo por vocês”, disse.
Em meio aos novos trabalhos e experiências que surgirão pelo caminho, Rodolfo Rego Deusdara Rodrigues, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UnB, frisou a importância do autocuidado como caminho essencial para manter a saúde mental em dia. Além disso, reforçou a relevância do apoio mútuo. “Sejam profissionais, trabalhem em equipe e valorizem o trabalho em equipe”.
Encerrando a mesa solene, Carla Targino, gerente de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUB e representante da superintendente Fátima Sousa, deu às boas-vindas aos alunos e destacou a importância em fazerem parte da história do Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e que possui papel importante para a saúde pública do DF e do Brasil.
“Aqui é um lugar que se faz ensino, pesquisa (...) então aproveitem cada momento. Sejam muito bem-vindos”, concluiu.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh