Notícias
Câmara Legislativa promove sessão solene em homenagem a profissionais do HUB
Brasília (DF) – Em agosto, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comemora 53 anos de existência. Para marcar a data, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará uma sessão solene nesta sexta-feira (22/8), a partir de 14h, para celebrar o aniversário da unidade e homenagear mais de 300 profissionais que fizeram e ainda fazem parte de sua história, em agradecimento e apoio pelos serviços prestados. O evento é aberto ao público e com entrada gratuita. Quem desejar participar, deve realizar inscrição no site Sympla até o dia 22.
Inaugurado em 1972, o HUB-UnB era uma unidade do Instituto de Pensões e Aposentadoria dos Serviços do Estado (Ipase), que tinha o objetivo de prestar atendimento a servidores federais, na época, considerados a elite de Brasília. Nove anos depois, passou a ser considerado hospital escola da Universidade de Brasília (UnB), através de convênio assinado com o Instituto Nacional da Assistência Médica e Previdência Social (Inamps). Em 1990, foi cedido pelo Inamps à UnB, passando a se denominar Hospital Universitário de Brasília. Durante as transições, a instituição passou a atender toda a população através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a superintendente do HUB-UnB, Fátima Sousa, o hospital se consolidou como um patrimônio nacional da saúde, da ciência e da educação porque sempre teve, no centro da sua missão, pessoas comprometidas com o cuidado e o conhecimento. “Cada profissional que passou pelo HUB deixou uma marca, seja na assistência, na pesquisa, no ensino ou na gestão. Essa trajetória é feita de histórias de dedicação, de superação e de inovação, que se somam e se renovam a cada geração de trabalhadores”, assinala. “Hoje, seguimos sustentados por esse legado, mas também impulsionados pela energia e pela competência dos que aqui estão, mantendo viva a chama do compromisso com o SUS e com a sociedade brasileira. Aqui, cada professor, pesquisador, servidor, residente, estudante e colaborador é parte essencial da nossa história e do nosso futuro”.
Com 17 anos de atuação no hospital, o supervisor de segurança Thiago Campos Carneiro faz parte da turma de homenageados. “Receber essa notícia foi uma surpresa e uma emoção muito grande para mim, até porque desempenhamos nossas funções, em primeiro lugar, por responsabilidade com o HUB e com população que tanto precisa dele. A solenidade será um momento que eu vou guardar para sempre com carinho”.
A sessão solene é uma iniciativa da deputada distrital Dayse Amarilio, presidente da Comissão de Saúde da CLDF. Para ela, o HUB é uma parte fundamental do SUS-DF, aumentando o acesso da população a acompanhamento de qualidade, especialmente em procedimentos de média e alta complexidade. “Sou egressa da Universidade de Brasília e o HUB fez parte da minha formação”, compartilha. “Como deputada, é uma honra parabenizar os servidores e colaboradores que constroem esse hospital e entregam algo tão essencial para o DF. Hoje não conseguimos imaginar o DF ou o SUS sem o HUB. Ele é fundamental não só no atendimento, mas também na pesquisa, no desenvolvimento científico em saúde e no ensino e preparação dos estudantes”.
Rede Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Foto: Karina Zambrana - OPAS/OMS
Redação: Angélica Calheiros
Revisão: Rafael Tadashi
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh