Notícias
Criança e adolescente
HUB recebe autoridades da UnB e Ebserh para visita à UCA
Nesta terça-feira (27), o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) recebeu a visita da reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, e do presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira. O objetivo foi acompanhar o andamento da construção da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA), que teve sua obra retomada em agosto de 2021.
Antes da visita à obra, os representantes da UnB e Ebserh se reuniram junto à equipe de governança do HUB-UnB para uma conversa a respeito do assunto. Também foi uma oportunidade de agradecer o apoio prestado por Oswaldo Ferreira nesta gestão, que se encerra no final deste ano. “Somos muito gratos por todos os investimentos feitos nos últimos anos, que trouxeram ótimos resultados. Agradecemos o reconhecimento e a importância que foi dada para o hospital, além da integração com outros hospitais universitários da rede”, relata Elza Noronha, superintendente do HUB-UnB.
A forte relação do hospital com a UnB e Ebserh é fundamental para garantir que as metas da instituição sejam cumpridas. “Precisamos saber o que estamos fazendo e o porquê estamos fazendo. Desde quando cheguei na Ebserh, sempre soube que o grande objetivo da empresa nunca foi valorizar apenas a parte de assistência à saúde, como também o ensino e a pesquisa. O que oferecemos é um diferencial para a sociedade”, afirma Ferreira.
A reitora da UnB relembrou dos primeiros encontros que teve junto ao presidente da Ebserh, e afirmou que desde o início ficou claro o respeito pelo papel dos hospitais universitários na sociedade. “Agradeço o reconhecimento do papel das universidades e dos hospitais universitários, além dos investimentos feitos neste período. Ressalto também que é fundamental que os hospitais universitários continuem vinculados ao Ministério da Educação (MEC), uma vez que possuem papel de formar pessoas”, comenta Márcia Abrahão.
A UCA
O novo espaço será dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes e à formação de novos profissionais. Em 2020, foi realizado um processo licitatório para a realização da obra e o contrato com a empresa vencedora foi assinado em março de 2021. O prédio ocupará uma área de cerca de 7 mil m² dividido em quatro andares.
O prédio contará com 79 consultórios, 66 leitos de internação e UTI pediátrica, pronto atendimento, ambientes de ensino e pesquisa, laboratórios e salas multiuso. Ao total, foram investidos R$ 30 milhões. A conclusão da obra e inauguração de todos os espaços está prevista para o primeiro semestre de 2023.