Notícias
Emoção
HUB realiza casamento de paciente internado há 11 meses
A emoção tomou conta da Unidade de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) nessa quinta-feira (15). A equipe do setor se uniu para realizar o sonho de Gilvan Lima, de 52 anos, que queria se casar. Com a ajuda de todos, a cerimônia simbólica teve decoração, música, bem-casados e celebrante. “Foi um pedido dele e foi surpreendente como toda a equipe se mobilizou para isso acontecer. Esse momento reforça a essência do cuidado humanizado e centrado na pessoa”, afirmou a chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica do HUB, Cleusimar de Jesus.
Gilvan está internado no HUB desde janeiro de 2022 para tratar complicações de uma hérnia. Durante esses 11 meses, já passou por 18 cirurgias. No final do mês, será necessário realizar mais um procedimento cirúrgico. Nos últimos dias, ele conversou com os profissionais que o acompanham sobre o desejo de se casar com a companheira Urândia Veloso, de 48 anos, com quem vive há 16 anos. “Veio aquele amor e sentimos que devíamos nos casar, fazer a nossa união. Foi uma surpresa muito boa ver todo mundo ajudando. Sou muito grato à toda a equipe, até esqueci que estou acamado e doente”, contou Gilmar.
O casamento também era um sonho para Urândia, que estava vestida de noiva e com um buquê de flores. Durante todo o período de internação, ela não saiu do lado de Gilvan. Muito emocionada, ela não escondeu as lágrimas durante a cerimônia. “Sempre sonhei em me casar exatamente do jeito que estou aqui e agora consegui realizar, graças a todos do hospital que ajudaram. Agradeço muito a eles por terem me dado esse momento”, agradeceu Urândia.
A cerimônia
A união foi oficializada pelo cartório dois dias antes e, no HUB, foi realizada uma cerimônia simbólica. Quatro profissionais da equipe foram escolhidos como padrinhos. Gilvan entrou com a mãe, Ivete Lima, de 69 anos. Os filhos e netos dele também estavam presentes. “Estou muito feliz e emocionada porque Deus me deu essa felicidade de estar viva para presenciar esse momento”, disse Ivete, mãe de Gilvan. “Ele estando feliz, eu também estou. Fico muito emocionada porque tenho certeza de que todos aqui estão cuidando muito bem dele”, acrescentou a filha de Gilvan, Andressa Lima.
O voluntário Arnaldo Rocha foi responsável pela celebração do casamento. “Um convite como esse para mim é uma honra, uma satisfação enorme poder participar de um evento tão importante para a vida dessas pessoas. Me sensibilizou porque eles estão passando por momentos difíceis e essa celebração vai ser uma força que pode até ajudá-lo na recuperação”, afirmou Arnaldo.
A assistente social da Unidade de Clínica Cirúrgica do HUB Verônica Gomes foi escolhida pelo casal como madrinha. “É uma celebração coletiva de uma equipe multiprofissional que respeita o paciente e vê nele os direitos que podem contribuir para o seu tratamento. Com todo o cuidado e com a ajuda de toda a equipe, conseguimos realizar isso. É muito gratificante”, garantiu Verônica. “Ver os dois juntos, felizes, mesmo nessa situação, é muito emocionante. Estou muito grata de poder participar desse momento e conviver com eles diariamente”, completou a residente de Cirurgia Geral do HUB Luiza Feitosa.
A organização da cerimônia também contou com o apoio da Associação de Voluntários do hospital (AVHUB). “Acompanho os dois desde que eles chegaram no HUB, vejo a luta e o amor dela, porque é difícil ver um acompanhante que não sai do hospital, que está sempre com o paciente”, contou a voluntária Ilma Soares. “É uma alegria muito grande, estamos todos muito emocionados”, acrescentou a voluntária Maria de Lourdes Lima.
Depois da cerimônia, Gilvan garantiu que o objetivo de todos foi alcançado. “Estava meio triste porque vou passar por uma operação de risco, mas agora estou mais tranquilo e muito feliz. Esse momento me deu força, esperança e conforto. Estou realizado”, garantiu ele.