Notícias
MEDIDAS
Confira como está o funcionamento do HUB
O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) divulgou novas medidas sobre o atendimento no hospital. Para evitar aglomerações e diminuir o risco de disseminação do coronavírus, serão mantidos apenas os serviços eletivos essenciais, de média e alta complexidade. Também estão mantidas as cirurgias eletivas de médio e grande porte.
Para atender as demandas de urgência e emergência, cuidados críticos e outras unidades de atendimento, os profissionais serão redistribuídos pelos gestores, conforme a necessidade.
Essas medidas, previstas em circular, estão sendo revistas diariamente. Os serviços do HUB estão sendo reorganizados de acordo com as características de cada atividade e de forma a garantir o atendimento que a população precisa neste momento.
Visita hospitalar – As visitas a pacientes internados ou que estão no pós-operatório de cirurgias emergenciais agora estão restritas a apenas uma pessoa, preferencialmente mais jovem. Não será permitida a visita a paciente que estiver internado com diagnóstico de Covid-19.
Redução de aglomerações – O HUB está reorganizando filas e espaços internos, estimulando a manutenção de distância mínima de um metro entre as pessoas. Algumas estratégias adotadas foram redistribuição de cadeiras, marcação visual no piso, distribuição de cartazes e apoio dos vigilantes.
COE
O HUB divulgou a Portaria nº 84, de 18 de março de 2020, que constitui o Comitê de Operações Emergenciais (COE-HUB-UnB/Ebserh). O grupo é formado por nove pessoas de diversas áreas do hospital e tem o objetivo de definir ações estratégicas para mitigar os riscos de transmissão do coronavírus, além de garantir assistência segura ao paciente e comunidade institucional.
Desde o final de janeiro, os integrantes do COE tem atuado no debate e definição de ações relacionadas à Covid-19. O objetivo é garantir a segurança dos profissionais de saúde, a transparência no repasse de informações à sociedade e atendimento adequado à população.
Entre as decisões tomadas nesse período, estão a definição de um plano de contingência próprio para atendimento de casos suspeitos e confirmados, o cancelamento de cursos e eventos realizados dentro do hospital, a suspensão das aulas práticas dos estagiários da Universidade de Brasília (UnB), medidas internas de proteção dos colaboradores, alteração do acesso ao refeitório, entre outras.
Todas as decisões estão sendo comunicadas via documentos oficiais, como portarias e circulares, e pelos canais de comunicação do HUB, a exemplo da intranet, vídeos e peças gráficas.