Notícias
CAPACITAÇÃO
USME oferece curso de Manejo de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista
No dia 22 de novembro foi realizado no auditório do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh) o minicurso intitulado “Manejo de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista em Internação Hospitalar”, com carga horária de 3 horas, ministrado pelo psiquiatra da Infância e da Adolescência e professor de Psiquiatria da UFG, Dr. Marcelo Trindade, e pela neuropsicóloga e psicóloga hospitalar Lara Rabelo Costa.
O minicurso, organizado pela Unidade de Saúde Mental – (USME/DGC/GAS/HC-UFG), teve por objetivo debater sobre o tema que afeta uma população significativa de pessoas no Brasil e no mundo que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), as dificuldades e limites que elas enfrentam no relacionamento com as pessoas e com o ambiente em que estão inseridas.
Os déficits ocasionados pelo transtorno no neurodesenvolvimento podem afetar a comunicação, a interação social, comportamentos restritos e repetitivos, problemas sensoriais, alterações cognitivas além de outros.
“No ambiente hospitalar, onde há atendimento médico e assistencial das mais variadas pessoas, é necessário sobretudo acolher, entendendo as particularidades de cada paciente, suas dificuldades, proporcionando um atendimento adequado às necessidades de cada indivíduo”, afirma Lara Rabelo Costa.
A pesquisa de prevalência de autismo é atualizada a cada dois anos nos Estados Unidos e considera apenas crianças com 8 anos de idade. Assim, temos um novo número: 1 em cada 36 crianças de 8 anos são autistas nos Estados Unidos, o que significa 2,8% daquela população. O dado foi divulgado em março de 2023. Ele vem da principal referência mundial a respeito da prevalência de autismo, o CDC (Centro de Controle de Prevenção e Doenças).
Participaram do minicurso médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, terapeutas ocupacionais, residentes, entre outros profissionais. O evento foi idealizado e organizado pelo chefe da Unidade de Saúde Mental do HC-UFG, Jander Vinicius Vieira, e pela neuropsicóloga Luiza Borges Pinheiro.
“Esse nosso encontro foi pensado pela Unidade de Saúde Mental (USME/DGC/GAS/HC-UFG) para pautarmos as melhores práticas de como acolher e planejar as ações de cuidado realizadas junto aos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na média e alta complexidade, não só na infância mas em todas as fases da vida. E com isso esperamos iniciar aqui um amplo processo de construção coletiva de uma cultura de equidade e inclusão, objetivando que as pessoas encontrem no HC-UFG um cuidado livre de preconceitos, discriminação e estigma, mas acima de tudo humanizado, qualificado e resolutivo”, ressalta Jander Vieira.
Rede Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.