Notícias
TECNOLOGIAS EM SAÚDE
NATS do HC-UFG/Ebserh se destaca no VI Congresso da Rebrats com ampla participação e premiação
Goiânia (GO) - O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), instância vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa, teve atuação destacada no VI Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), realizado em Brasília (DF), de 7 a 9 de novembro, consolidando a sua relevância na área de ATS em nível nacional.
A presença do NATS no evento foi marcada pela apresentação da sua produção científica, que culminou com o prêmio de Pôster Destaque do Congresso, um reconhecimento ao trabalho “Avaliação econômica do blinatumomabe em LLA-B recidivada/refratária: uma análise das convergências entre uma produção acadêmica e relatório da Conitec”. Além dele, outros três pôsteres e três apresentações orais representaram o Núcleo.
Além da apresentação dos seus estudos, o NATS do HC-UFG também contribuiu para a capacitação e a produção de diretrizes metodológicas na área, com a palestra da coordenadora do NATS, Hérica Cirilo, no evento de lançamento das Diretrizes Metodológicas da Rebrats, em que representou o grupo elaborador das Diretrizes de Elaboração de Notas Técnicas de Revisão Rápida. A pesquisadora também ministrou o Curso Pré-Congresso sobre Notas Técnicas de Revisão Rápida, em parceria com outros NATS da Rede Ebserh.
“O sucesso da atuação do NATS do HC-UFG/Ebserh consolida a nossa relevância nacional no cenário da Avaliação de Tecnologias em Saúde. Para mim, foi um grande orgulho ter tantos trabalhos nossos expostos no evento, apresentar as Diretrizes Metodológicas de Elaboração de Notas Técnicas de Revisão Rápida e receber o Prêmio de Pôster Destaque. Essas conquistas certificam a excelência do nosso trabalho e comprovam o nosso compromisso com a produção de evidências científicas de alta qualidade para apoiar as decisões estratégicas no SUS”, comentou Hérica Cirilo.
Destaque em pesquisa e premiação
Trabalhos de alta relevância produzidos pelos membros do NATS do HC foram apresentados no evento, abrangendo assuntos desde a formação de Recursos Humanos até análises complexas de custo-efetividade de tecnologias de alto custo, com ênfase em saúde pública.
Além do trabalho premiado, outros três pôsteres foram apresentados: "Conhecimento em Avaliação de Tecnologias em Saúde de Universidade Pública Federal no Centro-Oeste do Brasil", proveniente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da discente da Faculdade de Farmácia (FF-UFG) Camila Sousa; “Inteligência Artificial versus revisores humanos na extração de dados para notas técnicas", desenvolvido pela bolsista de extensão Letícia Moreira, fruto de um Projeto de Extensão do NATS HC-UFG/Ebserh e FF-UFG, ambos sob orientação da professora Angela Lopes e coorientação de Hérica Cirilo; e “Análise de eficácia e segurança dos medicamentos para o tratamento de primeira linha de indivíduos com câncer de próstata metastático resistentes à castração (CPRCM) com mutação genética: revisão sistemática com meta-análise em rede", resultado da participação da professora Ângela Lopes no MBA em ATS do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).
O grupo também realizou três apresentações orais: "Critérios para definição de doenças ultrarraras: revisão de escopo internacional e implicações para o Programa Nacional de Triagem Neonatal no SUS", que abordou o trabalho do NATS HC-UFG/Ebserh em parceria com o NATS Raras, INRaras, HCPA, UnB e UFSCar.
As outras duas apresentações foram "Custo-efetividade e impacto orçamentário de olaparibe com abiratenona para câncer de próstata metastático resistentes à castração com mutações em BRCA 1 e 2/ATM no contexto do SUS" e "Formação em ATS e geração de evidências aplicadas: o caso do onasemnogeno abeparvoveque na atrofia muscular espinhal tipo 1", se originaram, respectivamente, da participação da professora Angela Lopes e de Hérica Cirilo no MBA em ATS do HAOC.
REDE EBSERH
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social