Notícias
Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh promove evento em celebração ao usuário de serviços públicos
No dia 26 de junho de 2017 foi sancionada a Lei nº 13.460, que diz respeito à participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. Para celebrar a data e tratar da importância dessa lei, o Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à rede Ebserh, realizou uma ação na segunda-feira, 26, com os usuários da instituição para abordar o assunto e informar quais organizações internas o usuário pode ser representado ou buscar seus direitos. O evento foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) e contou com a participação da Ouvidoria e do Conselho Local de Saúde do HC-UFG/Ebserh.
A ação ocorreu na entrada do Bloco Ambulatorial, onde colaboradores do GTH entregaram materiais informativos para os usuários que passavam pelo local com informações sobre os canais de manifestação na Ouvidoria e sobre o papel do Conselho Local de Saúde do HC-UFG na defesa dos direitos dos usuários da instituição.
Paulo Rodrigo Ribeiro Guimarães, ouvidor do HC-UFG/Ebserh, usou sua fala para expressar a importância de órgãos que cuidam diretamente dos direitos e defesa do usuário, que não se resume a figura do paciente, como ressaltou, sendo também composto de colaboradores. “Com um Conselho atuante e uma Ouvidoria que completa o trabalho”, ainda apontou a integração entre as organizações internas como linha de frente para atender os usuários.
A Presidenta do Conselho Local de Saúde do HC-UFG, Ieda Fernanda dos Santos Lino, compartilhou sua trajetória no Conselho. Ela começou sua participação com o objetivo de ajudar a defender melhorias para suas colegas em tratamento no Centro Avançado de Diagnostico da Mama (CORA). A partir disso, se integrou mais às atividades do conselho e chegou a Presidência. “A presença do paciente fortalece o Conselho”, afirma Ieda, e além da credibilidade na defesa pelos direitos do usuário, a Presidenta ressalta como a participação no Conselho contribuiu pessoalmente, principalmente com habilidades de oratória.
Carlos Cristiano Oliveira de Faria Almeida, Chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico Terapêutico do HC-UFG, representando o Superintendente do HC, José Garcia Neto, pontuou sobre a participação do usuário para fortalecer o serviço público. “A gente não consegue fazer gestão sem usuário, sem colaborador”, declarou. Carlos ainda frisou a existência da Carta de Serviço do HC-UFG/Ebserh, que reúne procedimentos, serviços e protocolos e que pode ser acessada pelo link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-centro-oeste/hc-ufg/acesso-a-informacao/programas-e-projetos/CartadeServiosdoHCUFG_2022.pdf.
Em entrevista, Geni de Sousa Moreira, conselheira local de saúde, e usuária dos serviços prestados pelo HC-UFG desde 1979 reafirma a importância da comemoração da data e a importância da participação geral. “É importante que o usuário se comunique, para fortalecer o conselho e também os serviços de saúde. Se não for com a participação do usuário, não tem melhoria! ”.
Noemia dos Santos André, natural de Britânia e usuária dos serviços prestados pelo HC-UFG também foi entrevistada e ressaltou: “O evento é importante para valorizar todas as pessoas de todos os municípios que se consultam aqui. É importante acolher os usuários da melhor forma, porque o usuário é muito carente.”
Para conferir a Lei N 13.460 na íntegra, acesse: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13460-26-junho-2017-785098-publicacaooriginal-153203-pl.html.
Texto por Mariana Naves (estagiária de jornalismo)
Fotos por Mariana Naves e Aretha Lins (analista de Relações Públicas)
Revisão por Thalízia Cruvinel (chefe da comunicação)