Notícias
CELEBRAÇÃO
HC-UFG realiza formatura dos residentes multiprofissionais na noite desta quinta-feira, 10/03
Na noite desta quinta-feira, 10/03, foi realizada a cerimônia de formatura dos Residentes Multiprofissionais do Hospital das Clínicas da Universidade da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) filiado à rede Ebserh.
Sob a coordenação do HC-UFG e da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área de Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (COREMU/HC/UFG), o evento contou com a participação da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, da enfermeira Cláudia de Paula Guimarães, chefe da Divisão de Enfermagem, representando o superintendente do Hospital das Clínicas, José Garcia Neto, do pró-reitor de pós-graduação da UFG Felipe Terra Martins, da coordenadora da Coremu da UFG Heliny Carneiro Cunha Neves, da coordenadora dos programas de residência multiprofissional do HC-UFG/Ebserh, Regiane Aparecida dos Santos S. Barreto, do tutor do Núcleo de Enfermagem e chefe da Unidade E-Saúde do HC Eric Benchimol Ferreira, compondo a mesa diretiva, além de docentes, técnicos-administrativos e residentes do HC-UFG.
Foi uma noite de muita emoção para os profissionais que concluíram suas especializações no HC, como afirma Adriana Fernandes Pereira, do eixo urgência e emergência. “Participar do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas - UFG foi a realização de um grande sonho para meus pais e para mim. Sou eternamente grata a Deus por ter me capacitado durante minha trajetória no HC”, afirmou.
Para ela, a residência trouxe crescimento profissional. “Sem dúvidas, a residência me troux maturidade profissional e pessoal; habilidades para trabalhar sob pressão e com resiliência. Encerro minha trajetória com muito orgulho de ter feito parte do legado do HC e de ter participado ativamente do processo de estruturação das enfermarias de enfrentamento à Covid-19 no ano de 2020.
Já para a assistente social Mariana Caixeta Bastos, a residência é um processo de formação, de conhecimento e crescimento profissional e pessoal. “É uma experiência única e acredito que todos os profissionais de saúde devem fazê-la. É um investimento em nós, para que possamos retribuir da melhor forma à sociedade, aos nossos usuários e ao sistema de saúde, qualificados e capacitados, prestando um atendimento de qualidade, humano e respeitoso. Viva o SUS! A perspectiva, agora, é entrar no mercado de trabalho e colocar em prática todos os conhecimentos e experiências adquiridas nesses dois anos de formação.
Nesse momento de pura felicidade em ter me tornado Enfermeira especialista em Urgência e Emergência, sigo confiante para enfrentar o mercado de trabalho com a certeza de que fiz a melhor escolha em me tornar residente desse hospital tão maravilhoso”, finaliza Adriana.
A coordenadora da Coremu da UFG, Heliny Neves enalteceu o apoio dos tutores, preceptores e da gestão do HC, assim como da coordenação da professora Regiane ao programa, que traz grande benefício à sociedade. “Tenho certeza de que vocês saem daqui preparados para o mercado de trabalho. Agradeço a vocês por finalizarem esse período intenso e enriquecedor na vida de vocês e desejo todo o sucesso. Contem sempre com a Coremu!”.
O tutor do Programa de Residência em Enfermagem, Eric Benchimol Ferreira destacou a importância da integração entre as áreas profissionais da saúde. “É relevante reconhecer a importância de cada categoria profissional dentro do hospital e suas potencialidades sendo empregadas em benefício da saúde”.
Para Regiane dos Santos, os residentes vão levar consigo mais experiência de assistência, de ensino e de gestão, pois eles viveram vários desafios. “Foi um desafio vencido, o das 5.760 horas, ainda mais em tempos de pandemia. O HC tem gratidão a vocês que contribuíam para a excelência que o hospital tem em termos de assistência, ensino, pesquisa e extensão. A Ouvidoria recebe muitos elogios por semana e vocês fazem parte disso!”
Cláudia Guimarães falou da honra em representar o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto no evento. “Ele me encarregou de dar este abraço em cada um de vocês. Vocês são vencedores. Ingressaram na residência com o propósito de adquirir conhecimentos, de enfrentar desafios, mas vocês, assim como nós, não esperavam que viveriam uma pandemia e que teriam tantos enfrentamentos”, destacou. Ela disse que agora o HC espera recebê-los de volta como colaboradores da instituição.
Já Felipe Terra Martins ressaltou a importância do momento para a PRPG. “Este evento é único, pois trata-se da formatura de residentes que vão trabalhar com saúde. Saúde é uma palavra tão simples, mas é um direito constitucional elementar tão sonegado ao nosso povo, tão deficiente pela nossa nação e que vocês, assim como qualquer outro profissional, têm a responsabilidade de amenizar e de levar abrigo para esse povo no que tange à saúde”.
Ao citar versos da música “Não aprendi dizer adeus, mas deixo vocês irem sem lágrimas no olhar”, dos cantores goianos Leandro e Leonardo, o pró-reitor Martins finalizou sua fala dizendo que a UFG espera agora que os novos especialistas, que vão embora, devolvam para a sociedade tudo o que receberam de conhecimento, mas que a Universidade estará de portas abertas para recebê-los se desejarem voltar para cursar mestrado e doutorado ou ainda como colegas servidores.
Finalizando as falas da mesa diretiva, a reitora da UFG, Angelita Pereira Lima, ressaltou a noite especial, parabenizou a todos e homenageou, em especial, as mulheres. “Vejo dez formandas e três formandos. Se foi difícil para todo mundo cumprir essa imersão no Sistema Único de Saúde, imagina para as mulheres? Sobre as mulheres recai mais responsabilidade. De nós, mulheres, é cobrado mais competência. Talvez não fosse assim, se vivêssemos numa sociedade mais igualitária. Parabéns a todos vocês. A UFG tem orgulho dos profissionais que forma pela competência do seu quadro orgânico, pela responsabilidade e competência dos tutores e preceptores. Temos um longo conhecimento devido à comunhão de pedagogias e metodologia”, destacou.
Angelita falou sobre a importância do ensino público e de qualidade e do retorno da UFG para a sociedade. “É importante defender o ensino público e de qualidade. Precisamos selar esse compromisso. O profissional de saúde é desafiado todos os dias. É preciso entender como se produz a saúde. A sociedade precisa de vocês. E a UFG sela um compromisso ao criar condições para dar respostas à sociedade. Isso tudo torna a UFG a gigante que é”.
A reitora finalizou agradecendo aos residentes pelo empenho e dedicação durante a pandemia. “Nós queremos agradecer o empenho de vocês em começar e terminar o programa num período tão difícil. Foi um grande aprendizado para todos nós. A cada colação de grau, nesse período, esses certificados têm um significado muito maior. Junto com o aprendizado tem uma resistência e resiliência”, ressaltou.
Residência Multiprofissional
Sob a coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área de Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (COREMU/HC-UFG), o programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás tem como objetivo construir competências compartilhadas para o cuidado em saúde, por meio da ação articulada entre diferentes profissões tendo como eixo orientador os princípios e diretrizes do SUS e as necessidades locais e regionais.
O programa é realizado no período de 24 meses (dois anos), com carga horária total de 5.760 horas (60 horas semanais), em tempo Integral. O ingresso no programa é feito via seleção pública anual, a partir do segundo semestre, por meio do Centro de Seleção da UFG (https://www.cs.ufg.br/).