Notícias
ADMINISTRAÇÃO
HC-UFG promove Diálogos em Rede com foco na integridade pública e melhoria da gestão
Goiânia (GO) - O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) promoveu o evento “Diálogos em Rede: Aspectos atuais da integridade pública e contribuições para a melhoria da gestão”, que debateu a atuação integrada entre a gestão hospitalar e os órgãos e instâncias de controle interno e externo, como Auditoria, Ouvidoria e Correição, na última sexta-feira (17). O HC-UFG é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A iniciativa, que acontece em todos os hospitais da Rede Ebserh, contou com a participação de auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) e da estatal. A mesa de abertura foi composta pelo superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto; pelo corregedor-geral da Ebserh, Reonauto Souza Júnior; pelo auditor-geral da Ebserh, Marcus Vinicius Braga; pelo ouvidor do HC, Paulo Rodrigo Ribeiro Guimarães; e pelo auditor do HC, Cleômenes Viana Batista.
Organizada pela Auditoria e pela Ouvidoria do HC, a programação contou com uma série de palestras com foco na integridade. Na primeira delas, o superintendente do hospital, José Garcia Neto, destacou que “gerir a coisa pública é administrar o que é de todos com o mesmo zelo com que cuidamos daquilo que é nosso”, na apresentação intitulada “Gestão e Cuidado com a ‘Coisa Pública’”. O gestor reforçou o entendimento de que a Corregedoria, a Auditoria e a Ouvidoria são os “pilares da integridade” e qualificou essas estruturas como o “sistema imunológico” da instituição.
“Um gestor público, antes de ser técnico, deve ser ético. Antes de entender de orçamento, deve entender de valores; e antes de exercer o poder, deve compreender que está a serviço. Quando o gestor ou servidor público entende que cada decisão sua impacta vidas, e não números, o sentido da função pública muda completamente”, comentou o superintendente durante a apresentação.
Idealizador do evento, o auditor interno do HC-UFG, Cleômenes Viana Batista, ressaltou a importância do Diálogo em Rede na contribuição para uma melhor prestação de serviço à sociedade. “O Diálogos em Rede tem sido realizado nos hospitais administrados pela Ebserh numa parceria entre Auditoria, Ouvidoria e Corregedoria com o objetivo de difundir, junto aos gestores e colaboradores, informações sobre a prevenção, detecção e remediação de práticas irregulares, de desvios éticos e de conduta, com o firme propósito de resguardar a credibilidade e a reputação dos hospitais, de forma que as demandas da sociedade sejam diligentemente atendidas”, apontou o auditor.
O ouvidor do HC-UFG, Paulo Guimarães, salientou que o evento tratou de temas essenciais para o fortalecimento da integridade institucional na Rede Ebserh. “O Diálogos em Rede trouxe para o nosso hospital uma discussão valiosa, atual e necessária, possibilitando à Auditoria, Corregedoria e Ouvidoria dialogar com as chefias do hospital sobre assuntos fundamentais para o dia a dia, como processos correicionais, fluxos de auditoria, tratamento de demandas de Ouvidoria e de dados pessoais", disse Guimarães, que ministrou a palestra “Como Modificar a Realidade Organizacional por meio da Ouvidoria”.
Programação
O evento contou com uma série de palestras. “A Importância da Auditoria Interna na Política de Saúde” foi a temática abordada pelo auditor-geral da Ebserh, Marcus Vinícius de Azevedo Braga. O corregedor-geral da estatal, Reonauto Souza Júnior falou sobre “O Papel da Corregedoria-Geral da Rede Ebserh”.
As outras palestras ministradas foram: “Metodologia Ágil em Trabalhos de Auditoria”, com o auditor da CGU Tiago Chaves Oliveira; “Segurança da Informação e Integridade Institucional”, com o auditor da CGU Gustavo Fleury Soares; “IA no Serviço Público - Inovação com Responsabilidade”, com o também auditor da CGU, André Luiz Monteiro da Rocha; e “Implantação da Lista de Espera Cirúrgica no HC-UFG/Ebserh”, com o chefe da Unidade de E-Saúde do HC, André Gabriel de Carvalho.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh