Notícias
DIREITOS
HC-UFG promove a 1ª edição do Workshop de Inclusão e Diversidade
Goiânia (GO) - O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) realizou a primeira edição do Workshop de Inclusão e Diversidade, evento que promoveu a reflexão sobre a temática por meio de três palestras on-line e uma exposição de arte inclusiva feita por pessoas com deficiência, dos dias 4 a 6 deste mês. O HC-UFG é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A Gerência Administrativa, por meio Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP/DivGP), promoveu o evento que teve como público-alvo professores, discentes, servidores, empregados públicos, residentes e comunidade em geral num ambiente de acolhimento, respeito e empatia, como o do HC-UFG.
“A UDP propôs a realização do Workshop com o propósito de fomentar a reflexão sobre temas complexos e urgentes relacionados à inclusão, bem como apresentar uma perspectiva prática por meio da exposição de obras produzidas por pessoas com deficiência”, explicou a chefe da UDP do HC, Renata Moura.
As palestras abordaram os temas “Inclusão e Diversidade no ambiente de trabalho: ética no relacionamento interpessoal”; “Etarismo e imagem: reflexões sobre idade, identidade e inclusão”; e “Os desafios dos estrangeiros para residir no Brasil”. Além delas, o hall de acesso ao Edifício de Internação do HC recebeu a exposição de arte inclusiva coordenada pela professora da UFG Ana Flávia Teodoro e produzida por seus alunos de Pedagogia e Artes Visuais.
“Foi uma alegria participar do Workshop de Inclusão e Diversidade do HC-UFG. Esse evento reforça o nosso compromisso com um ambiente acolhedor, respeitoso e equitativo. Que essa troca de experiências fortaleça nossas práticas e nos inspire a construir, cada vez mais, um hospital verdadeiramente inclusivo”, destacou a chefe da DivGP do HC, Deborah Ferreira.
A exposição “Fauna e flora do cerrado brasileiro” é formada por obras adaptadas em alto relevo para que sejam apreciadas como experiência sensorial por meio do tato. Ela integra o projeto pensado para pessoas com deficiência visual e auditiva, que começou em 2023.
A exposição contou em sua abertura com a presença gerente administrativa substituta Patrícia de Araújo Costa, representando a Superintendência, e com servidores do HC. A UFG também foi representada pela professora Hérika Castilho Duarte, a vice-coordenadora do projeto; pela professora Marisa Helena Teixeira da Silva, do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP/Cebrav); e por Andreia Ferreira Alves, a monitora do projeto.
Para o analista administrativo Deodato Rodrigues Filho, o evento foi uma oportunidade valiosa para repensar atitudes e conhecer novas perspectivas. “Achei o conteúdo acessível, e as questões abordadas, como preconceito inconsciente, comunicação inclusiva e valorização das diferenças, sejam elas raciais, de gênero, de orientação sexual, culturais ou físicas, estimulam ações produtivas. O evento deixou a sensação de que todos nós temos um papel ativo na construção de um ambiente mais acolhedor e representativo. Foi inspirador e motivador”, comentou Deodato.
REDE EBSERH
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social