Notícias
VACINAÇÃO
HC-UFG lança campanha de imunização para 4ª dose da vacina contra a Covid-19
Iniciou nesta segunda-feira, 4 de julho, a Campanha de Imunização HC-UFG para a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, destinada a todos os funcionários do HC-UFG: Ebserh, UFG, residentes, estudantes e terceirizados. A vacinação acontece no edifício de internação, no andar térreo, das 9h às 12h e das 13 às 17 horas, na sala localizada ao lado da recepção central.
Segundo Rodrigo Trostdorf, chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do HC-UFG, há uma boa expectativa com relação à participação do quadro funcional do HC-UFG na campanha de vacinação: “O objetivo do programa de vacinação dentro do HC é propiciar mais uma janela de oportunidade para que todos os trabalhadores, de todos os vínculos, independente da função ou atividade, possam se vacinar. A gente sabe que o HC tem diversas atividades, diversos vínculos e cada um tem suas características e suas dificuldades. Então, é mais uma opção que o trabalhador tem de se imunizar. Assim, a gente conseguindo uma vacinação ampla de todo o grupo que trabalha aqui dentro, conseguiremos criar um ‘cinturão de proteção’”, disse.
Trostdorf ressalta que são esperados 3500 trabalhadores, contando com colaboradores da UFG, da Ebserh, estagiários, residentes, terceirizados, prestadores de serviço, secretarias, fundações e demais públicos que trabalham dentro do hospital.
“A gente sabe que muitos já se vacinaram. Mas, por outro lado, têm muitos que ainda não tiveram a oportunidade e por vários motivos não conseguiram ainda se imunizar com a quarta dose. E aí, a gente está abrindo essa oportunidade, essa janela, esse momento dentro do HC, facilitando a vinda dos trabalhadores nesse ponto de trabalho. Fizemos uma estimativa para 3500 trabalhadores”.
O colaborador Reginaldo Martins da Silva, 43, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HC-UFG, falou da importância de participar da campanha. “A importância da quarta dose para nós, profissionais de saúde, é de aumentar nossa imunidade em relação à doença e também devido às variações que estão surgindo. Eu já tive Covid no ano passado”, declarou.
A auxiliar serviços gerais, Mery Aparecida de Jesus, 59, que trabalha há 30 anos no HC-UFG, compareceu ao posto de vacinação do HC para tomar a 4ª dose, conta que nunca teve Covid-19 e declara que não quer pegar a doença. “Tenho família em casa, né? Eu tenho minha filha, eu tenho meu netinho, por isso tenho que me cuidar mais, né? Meu cartão de vacina é tudo!”, comemora.
Os documentos necessários para a vacinação são o crachá e o cartão de vacinação que comprove as doses anteriores. É preciso, ainda, um intervalo de 4 meses desde a aplicação da terceira dose.
A campanha será realizada até o dia 6 de julho. Em caso de dúvidas, procurar o USOST do HC-UFG, no Ramal 8926.
Importância da 4ª dose
Em nota, o Ministério da Saúde reforçou que a aplicação da 4ª dose, ou segunda dose de reforço, é importante para os profissionais da saúde que estão na linha de frente, porque esses têm maior risco de contaminação. Cerca de 4,5 milhões de brasileiros já tomaram a 4ª dose, que pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a Covid-19.