Notícias
Modernização
HC-UFG inaugura novo equipamento de Ressonância Magnética e amplia capacidade assistencial
Goiânia (GO) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh) realizou, na manhã desta quinta-feira (6), a cerimônia solene de inauguração do novo equipamento de Ressonância Magnética de 1,5 tesla. O evento aconteceu no auditório do sexto andar do Edifício de Internações e reuniu gestores, servidores e autoridades.
A mesa principal foi composta pelo superintendente do HC-UFG, Dr. José Garcia Neto; pelo senador Vanderlan Cardoso; pela reitora da Universidade Federal de Goiás, professora Angelita Pereira; pelo chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Dr. Fillipe Thiago Xavier de Campos; e pelo professor Robson Maia, pró-reitor de Administração e Finanças da UFG.
O investimento foi viabilizado por meio de uma doação de R$4,6 milhões, oriunda de uma emenda parlamentar destinada pelo senador Vanderlan Cardoso. O recurso reforça o compromisso com o fortalecimento do sistema público de saúde e com a melhoria da infraestrutura hospitalar.
O chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Fillipe Thiago Xavier de Campos, explicou que o novo equipamento possui tecnologia de IA (inteligência artificial) e softwares avançados, permitindo realizar exames com mais precisão, conforto e rapidez. Segundo ele, a tecnologia permite exames menos cansativos, com imagens de alta qualidade em diferentes áreas do corpo, menos ruído e a possibilidade de personalizar o momento do exame, incluindo músicas e até filmes para maior bem-estar do paciente.
Durante a cerimônia, o superintendente do HC-UFG, Dr. José Garcia Neto, expressou gratidão pela doação e destacou o impacto do investimento na assistência hospitalar. “Nós não temos como agradecer. Esses 5 milhões, para nós, valem mais do que 100. Tenho certeza de que vocês não conseguem medir a satisfação e a importância disso. É tão maior do que se imagina, que só mesmo quem trabalha aqui e entende o que esse equipamento representa como uma arma contra as doenças pode dimensionar o quanto ele é significativo.”
O senador Vanderlan Cardoso ressaltou a importância de investir recursos públicos em pesquisa e inovação na área da saúde, destacando que iniciativas como essa fortalecem o SUS e valorizam o trabalho das universidades e hospitais públicos.
A reitora da UFG, professora Angelita Pereira, também enfatizou o esforço da universidade em manter e ampliar sua infraestrutura, mesmo diante dos desafios orçamentários. “Nós recebemos na universidade hoje R$135 milhões para a manutenção de sete milhões de metros quadrados de espaço físico e quase 370 mil metros quadrados de áreas construídas. Não é simples, não é fácil, mas os nossos pesquisadores, professores e equipes têm a capacidade, por meio de parcerias e colaborações, de realizar captações que superam o dobro do nosso orçamento”, afirmou.
Após a solenidade, os convidados participaram de uma visita técnica à sala onde o equipamento foi instalado. A nova tecnologia permitirá maior precisão nos exames de imagem e ampliação da capacidade de atendimento do hospital, beneficiando diretamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiás e de outras regiões.
REDE EBSERH
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Texto: Tainá Santos Mariano (estagiária) e revisão por Thalízia Ferreira (chefe da UCR 27)
Fotos: Kevin Lucas (assessoria do senador Vanderlan Cardoso)