Notícias
MINHA HISTÓRIA COM A REDE EBSERH
“Fumei por quase cinquenta anos e nunca imaginei que pudesse parar”
“Fumei por quase cinquenta anos e nunca imaginei que pudesse parar”
31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco
Eu tenho uma amiga que já tinha participado do programa de combate ao fumo do Hospital Universitário de Sergipe, e sempre insistia comigo para que eu fosse também. Ela fez o tratamento em 2012. Pensei muito no assunto e, no ano passado, me bateu com força a vontade de parar de fumar. Foi aí que conversei com meu marido, também fumante, o incentivei, e decidimos entrar no programa juntos. Foi uma decisão para melhorar a nossa vida. Um ajudando o outro. Já estou sem fumar há nove meses. Não tenho como agradecer a toda a equipe do HU por essa bênção, isso não tem preço. Tudo melhora em nossa vida, a respiração, o paladar, até a pele fica mais bonita. O serviço do hospital é muito organizado, todos muito atenciosos e interessados em nos ajudar.
Valdira Rosendo, aposentada, ex-funcionária pública.
Fumei por quase cinquenta anos e nunca imaginei que pudesse parar de fumar. Entrei no programa de combate ao fumo do Hospital Universitário de Sergipe, onde fui muito bem atendido, e hoje cheguei aos 67 anos. Recomendo a todos os meus colegas que fumam que tentem entrar no programa também. Pelo bem da nossa saúde. Hoje me sinto mais disposto, faço minhas caminhadas e sinto que o meu pulmão está funcionando melhor. Fiz uns exames recentemente por solicitação do médico do programa e, graças a Deus, estou bem de saúde. Abandonar o cigarro faz toda a diferença na nossa vida, sem contar a economia. Hoje não gasto mais dinheiro com cigarro, posso usar esse valor para outras coisas. Os primeiros encontros com a assistente social foram fundamentais para que a gente tomasse consciência dos males que o ato de fumar trazem para a nossa vida. Estou muito satisfeito com a preocupação que o HU trata esse hábito de fumar. Toda a equipe está de parabéns por promover verdadeiras mudanças positivas na vida das pessoas.
José Rosendo Filho, aposentado, ex-funcionário público.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.