Relatos e Historias
Minha História com a Rede Ebserh
“Foi aqui onde eu vivi a maior batalha da minha vida”
Hoje é meu último dia aqui nessa casa [HU-UFMA/Ebserh]. Foi aqui onde eu vivi a maior batalha da minha vida. De longe, esse foi o momento que passei mais perto da minha morte, da angústia e do medo de tudo, de ter ficado longe da minha família, da minha princesa, que é a minha esposa. Mas eu sentia que cada um de vocês [colaboradores do hospital] estava comigo. Só Deus sabe o quanto eu estava agoniado, pensando que seria entubado. A gente, que é médico, passa por muitos momentos difíceis. Mas eu tinha certeza que Deus não me deixaria ou me desampararia.
Queria agradecer a cada técnico, cada auxiliar de limpeza, cada enfermeiro, cada médico, cada nutricionista e cada um que esteve até aqui comigo. Cada um de vocês contribuiu um pouquinho para que eu ficasse bom. Vocês, profissionais de saúde que estão aqui, não têm ideia do quanto são fundamentais na vida de cada um dos pacientes que estão aqui. Deus está guardando uma benção maravilhosa para cada um de vocês. Assim que saírem daqui, verão o quanto Deus vai abençoar cada um de vocês.
Obrigado a Deus por ter me dado força, por ter me dado chance de lutar contra esse inimigo e por ter me dado mais essa chance de vida. Eu venci essa batalha.
Cláudio Matias Barros Júnior, 28 anos, é médico e residente de cirurgia do aparelho digestivo do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à Rede Ebserh (HU-UFMA/Ebserh). Ele recebeu alta no dia 09 de abril, curado da Covid-19.
Atuação da Rede Ebserh
Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.
Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
Veja as últimas histórias e relatos.
Veja as histórias e relatos anteriores.