Relatos e Historias

“Acredito que vamos superar os momentos difíceis, crescer e seguir”

Publicado em 21/07/2021 15h40
Roseli.jpeg

Sou enfermeira e atualmente estou trabalhando no Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Professor Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh/MEC), hospital onde estou há 27 anos. É uma longa trajetória pessoal e profissional, pois aos poucos fui crescendo nessa profissão e aprendendo cada vez mais.

Passei pela Clínica Médica 1, pela Emergência Adulto, Hemodinâmica e agora estou na Quimioterapia. Nessa trajetória, comecei como técnica de enfermagem e concomitante com o trabalho, me formei enfermeira na UFSC, fiz outro concurso e tomei posse. Então, aqui fiz a minha formação e fiz o mestrado em Enfermagem.

O trabalho da Enfermagem é de suma importância dentro de uma equipe multiprofissional, pois o enfermeiro garante um cuidado seguro, com base no conhecimento científico e prático. Sem o cuidado e sem a equipe de Enfermagem não teria assistência à saúde.

Assim eu vejo o HU, oferecendo cada dia mais um cuidado a saúde, um cuidado seguro, com base no conhecimento científico e com novas tecnologias chegando, sempre em benefício do paciente. Eu sei que estamos, nesta pandemia, atravessando uma fase difícil, mas a equipe sempre trabalha para que o ambiente possa melhorar, para que a gente possa buscar o melhor tanto para o paciente quanto para a nossa equipe e para todas as equipes do HU.

Acredito que vamos superar estes momentos difíceis, crescer nesta dificuldade e seguir. Vamos ficar bem, pois juntos somos mais fortes. Somos uma família que mantém a unidade.

Roseli Schmoeller, enfermeira do HU-UFSC/Ebserh/MEC

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh/MEC desde março de 2016. Criada em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.