Galeria de Imagens
INVESTIMENTO
Novos equipamentos médico-hospitalares fortalecem atendimento a usuários do SUS e ensino no HULW-UFPB
João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh, apresentou, em solenidade nesta quarta-feira (27), novos equipamentos médico-hospitalares: dez berços para a Pediatria, dois equipamentos de raio-X móveis para as unidades Clínica e de Terapia Intensiva, uma cadeira oftalmológica para atendimentos especializados, e duas torres de vídeo e instrumentais para o bloco cirúrgico. O investimento foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
“Ter um bebê no berço novo faz diferença na qualidade e na segurança do cuidado. Então, cada objeto que está aqui teve um volume importante de recurso público. Tem uma importância de poder quantificar o cuidado que a gente faz nesse hospital”, justificou a diretora de Atenção à Saúde da Ebserh, Lumena Furtado. “Estar no hospital é uma coisa que a gente não pode naturalizar. É estar empático com aquele sofrimento que chega para a gente”, disse.
Os recursos para a aquisição são do Programa Nacional de Qualificação e Ampliação dos Serviços Prestados por Hospitais Universitários Federais Integrantes do Sistema Único de Saúde (PRHOSUS), do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e do Fundo Nacional de Saúde. Estão previstos, ainda, R$ 3 milhões em investimentos no parque tecnológico.
Melhor assistência via SUS
Na Pediatria, os novos berços trarão mais conforto e segurança para as crianças e seus familiares. Já os equipamentos de raio-X móveis agilizarão diagnósticos, especialmente em serviços como as UTIs, onde o deslocamento de pacientes pode representar riscos.
Na área de Oftalmologia, a nova cadeira especializada proporcionará exames mais precisos e atendimento mais humanizado. Por sua vez, as torres de vídeo representam um salto tecnológico nas salas cirúrgicas, permitindo a realização de procedimentos menos invasivos, com maior precisão e recuperação mais rápida para os pacientes. Os instrumentais cirúrgicos recém-chegados também fortalecem a capacidade operatória do hospital.
Na ocasião, o superintendente do HULW-UFPB, Alexandre Medeiros de Figueiredo, informou um aumento de 14,2% na quantidade de atendimentos realizados no primeiro semestre de 2025 em comparação a 2024. Além disso, anunciou que, em 13 de setembro, no mutirão “Ebserh em Ação”, o HULW realizará cerca de 900 procedimentos.
Também presente na entrega, o coordenador de Gestão da Atenção Hospitalar da Ebserh, Aristides Vitorino de Oliveira Neto, enfatizou que o HULW tem sido “espelho e laboratório para levarmos essa experiência para os hospitais do Brasil e vice-versa”. Para ele, funcionar em rede é “um trunfo que temos e que devemos aproveitar no link com a formação e a saúde, dialogando com um ambiente universitário, com os ministérios da Saúde e da Educação, e com a gestão local do SUS, além de outras instituições”.
Impactos no ensino, pesquisa, extensão e inovação
Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Lumena Almeida Castro Furtado, o compromisso dos hospitais universitários com a formação é tão importante quanto a assistência. “Nós temos 60 mil alunos na nossa rede. É muito bom saber que temos a reitoria junto conosco nesse desafio”, disse.
Mônica Nóbrega, reitora da UFPB em exercício, corroborou a importância do elo entre Ebserh, Universidade e HULW e evidenciou a relevância que os novos equipamentos possibilitarão para o ensino e assistência. “Isso só mostra um trabalho cotidiano de cada um e cada uma para que o hospital possa atender a população paraibana. No nosso estado, esse hospital é muito importante, por isso esperamos o crescimento desse cuidado cada vez mais com as pessoas nele atendidas”, defendeu.
Os investimentos no HULW-UFPB qualificam os ambientes de prática profissional e ampliam a aprendizagem prática e interdisciplinar, com acesso a tecnologias atualizadas. No campo da pesquisa, viabilizam estudos clínicos e experimentais mais rigorosos e aplicáveis. Também fortalecem a extensão, ao expandir a capacidade de atendimento à comunidade, e apoiar projetos de promoção e educação em saúde. A inovação é estimulada com a adoção de novas práticas, inclusive, por meio de parcerias interinstitucionais.
“O HULW cumpre duas grandes missões: ser um farol para a população que busca atendimento no SUS e servir de porto seguro para a formação de profissionais da saúde”, finalizou o superintendente, destacando a avaliação recente do HULW pelo MEC, que conferiu nota máxima (5) à instituição.
Sobre a Ebserh
O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto e Jacqueline Santos, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh