Galeria de Imagens
HU-UFSJ
Reunião entre Ebserh, UFSJ e autoridades de Minas Gerais mostra avanços para atividades de novo Hospital Universitário em Divinópolis
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Ministério da Educação (MEC), e autoridades de Minas Gerais avançaram, nesta quarta-feira (29), nas tratativas para dar início às atividades do Hospital Universitário da Universidade Federal de São João Del-Rei (HU-UFSJ). O encontro teve a participação do reitor da UFSJ, Marcelo Andrade e diversas autoridades locais, com o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.
Na parte da manhã, o ministro Camilo Santana fez contato com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Na ligação, o governador se comprometeu a enviar para votação na Assembleia Legislativa de Minas a doação do atual prédio do hospital regional de Divinópolis para a UFSJ.
“O ministro Camilo Santana conseguiu resolver uma das questões mais importantes que estava impedindo o avanço das tratativas. Estamos tomando todas as providências necessárias como a aquisição de equipamentos, dimensionamento de pessoal, preparando os contratos, mas sem a doação do hospital para a universidade é impossível celebrar o contrato”, afirmou Arthur Chioro.
Evolução
O Governo de Minas Gerais repassou R$ 85 milhões para aquisição de mobiliário e equipamentos, que já estão sendo adquiridos pela Ebserh. Ficou pactuado que cabe à UFSJ adotar as providências administrativas para receber a unidade hospitalar construída e doada, além de submeter ao Conselho Universitário a intenção de formalizar contrato de gestão com a Ebserh.
“Vamos contar com profissionais qualificados para prestar serviço à população. A universidade contribuindo com a saúde do centro-oeste mineiro”, afirmou o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade.
Ao prefeito, foi apresentada a necessidade de implementação de melhorias de urbanização no entorno do hospital como o acesso da estrada para a localidade, os acessos urbanos na região, além de melhorias na iluminação, segurança e, em particular, no transporte coletivo, que envolve não apenas Divinópolis, mas também a região atendida no hospital.
A Ebserh, a Universidade e Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais já pactuaram o perfil assistencial da unidade hospitalar, quer será agora encaminhado para análise da Comissão Intergestores Bipartite do SUS em Minas. O hospital contará com 198 leitos, sendo 156 leitos clínicos e cirúrgicos, 55 leitos de UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal e 42 de observação. O hospital, quando estiver em plena capacidade, poderá ofertar 8.761 internações por ano e 74.064 consultas ambulatoriais.
“Além da formação dos nossos profissionais da área médica, o hospital contribuirá com a formação dos demais alunos da universidade. Mais do que isso, contaremos também com profissionais qualificados na área da saúde, prestando serviço à população de uma região com aproximadamente 2 milhões de pessoas, que terão à disposição o hospital regional, com a universidade contribuindo para a saúde do centro-oeste mineiro”, complementou o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh