Galeria de Imagens
SAÚDE PÚBLICA
Parceria entre Ebserh, UFCat e Município de Catalão fortalece saúde e educação em Goiás
Catalão (GO) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e o Município de Catalão firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para viabilizar o funcionamento de um novo Hospital Universitário. A parceria, assinada nesta terça-feira, 25 de fevereiro, visa expandir os serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a formação acadêmica, pesquisa e inovação no sudeste goiano, beneficiando cerca de 1,5 milhão de habitantes.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo, instituições e parlamentares para viabilizar o projeto. “Essa é uma demonstração do quanto é fundamental unir esforços, independentemente de questões partidárias ou políticas, para garantir saúde e educação de qualidade à população”, disse. O Acordo define as diretrizes para a cooperação técnica, financeira e administrativa entre as instituições participantes.
“O Hospital é um patrimônio da Universidade Federal de Catalão e essa é uma exigência para que a Ebserh possa assumir sua gestão. Ele será integrado ao SUS e atenderá 100% pelo sistema, conforme previsto na legislação”, explicou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. A partir do Acordo, serão discutidas as responsabilidades de cada instituição e iniciados os processos necessários para a abertura do Hospital. Entre as ações previstas estão a aquisição de equipamentos, contratação de pessoal e negociações com gestores municipais e estaduais para a contratualização dos serviços que serão oferecidos à população.
Investimento e parcerias
A construção do Hospital foi viabilizada pelo município de Catalão, com o apoio do Ministério da Saúde e a doação do terreno pelo Governo do Estado de Goiás. O valor total das obras físicas soma R$ 120 milhões, com previsão de mais R$ 70 milhões para aquisição de mobiliário e equipamentos. “O termo assinado hoje é fundamental para o futuro do Hospital de Catalão. Com a operação dessa unidade, avançaremos no atendimento de média e alta complexidade”, afirmou o prefeito, Velomar Rios.
Durante a solenidade, o Hospital foi oficialmente cedido ao Ministério da Educação e à Universidade, com a entrega da escritura de doação à reitora da UFCat, Roselma Lucchese, e ao ministro Camilo. “Esse é um passo essencial para atender nossa população mais vulnerável, que muitas vezes precisa buscar tratamento em outros estados”, explicou a reitora. Além disso, a unidade servirá como centro de formação e capacitação para profissionais e acadêmicos da saúde e outras áreas vinculadas à UFCat.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como médico e cirurgião, enfatizou a importância dessa estrutura para a formação de profissionais qualificados. “Hoje, muitos goianos perdem a vida porque não há hospitais no interior. Estamos mudando a realidade da saúde no interior de Goiás ao levar novas estruturas, como hospitais e policlínicas, para diversas regiões”, pontuou.
O evento reuniu diversas autoridades locais, estaduais e federais, como o ex-prefeito de Catalão, Adib Elias; o secretário municipal de Saúde de Catalão, Leonardo Pereira Santa Cecília; o deputado federal, José Nelto; o senador, Vanderlan Cardoso; e o vice-governador, Daniel Vilela.
Estrutura e serviços
Com uma área construída de aproximadamente 12 mil m², o Hospital contará com 203 leitos, incluindo 40 de UTI, sendo 20 para adultos, 10 de reserva técnica e 10 neonatais, além de 15 leitos intermediários para cuidados com recém-nascidos. A ativação desses leitos ocorrerá gradualmente, acompanhando a expansão dos serviços. “Teremos seis salas cirúrgicas, duas obstétricas, três para pré-parto, parto e pós-parto, além de um moderno centro de diagnóstico por imagem”, detalhou Chioro.
“O foco inicial será o atendimento oncológico, com cirurgias e quimioterapia, além de internações clínicas e cirúrgicas de média e alta complexidade. O Hospital também será referência em saúde maternoinfantil para gestações de alto risco”, concluiu o presidente da estatal.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Fotos: Ebserh e Luis Fortes/MEC
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh