Galeria de Imagens
REPRESENTAÇÃO
Presidente da Andifes toma posse no Conselho de Administração da Ebserh
Brasília (DF) – Tomou posse, na quinta-feira (11), o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianeli, como representante da Andifes no Conselho de Administração (CA) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Esta é a primeira vez que o presidente da Andifes representa a instituição no CA. Ticianeli ocupa a vaga substituindo a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Almeida. O representante da associação permanecerá no cargo até 30 de agosto de 2026.
Agradecendo a ex-conselheira pela participação no CA, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, ressaltou a importância das contribuições da reitora da UFMG durante o período em que ocupou o cargo na estatal, e o quanto outros pontos de vista acrescentam no exercício das atividades do Conselho. "Trazer a experiência de alguém que ficou tanto tempo na reitoria da universidade acompanhando todo o processo de um hospital do porte do HC-UFMG e, depois, acrescentar a experiência de outros diretores da Andifes, tem uma contribuição significativa”, pontuou Arthur Chioro.
“Creio que seja um momento importante, em um alinhamento cada vez mais próximo e consolidado com as universidades federais brasileiras. Nós sabemos do nosso papel não apenas no ensino, mas também no atendimento, que é essencial à nossa sociedade”, disse José Geraldo Ticianeli.
A reitora da UFMG e ex-membro do CA, Sandra Regina Almeida, ressaltou que a presença de representantes da diretoria da da Andifes no conselho tem fortalecido significativamente o diálogo entre as instituições. “A Andifes tem estado mais próxima da Ebserh, e isso é um desejo de todos os reitores: trabalhar conjuntamente para que a gente possa devolver um serviço melhor para as nossas comunidades”, afirmou Sandra Regina.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh