Notícias
CUIDADOS
Parceria amplia atendimento odontológico no interior de Sergipe
Aracaju (SE) - Ampliar a oferta de atendimento e orientar crianças e adolescentes sobre os cuidados necessários para manter a saúde bucal. Este é o objetivo do Consultório Itinerante de Odontologia, projeto que conta com a adesão do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) em parceria com as secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (Seed). Na ação, alunos das redes municipal e estadual – de unidades vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) – recebem tratamento odontológico de forma gratuita.
Essa é a primeira edição do projeto que atenderá, inicialmente, alunos de cinco municípios sergipanos: Aracaju, Aquidabã, Carira, Poço Redondo e Monte Alegre. De acordo com o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS, Marcos Albuquerque, a abertura do Consultório Itinerante deu aos alunos de Odontologia, que estão no final do curso, a oportunidade de ter um treinamento em serviço supervisionado.
“Ampliamos o atendimento ao paciente, trazendo benefícios para a população e para a academia. Essa iniciativa é tida como uma boa prática institucional, possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos teóricos, a serem colocados em prática, permitindo um melhor preparo para os nossos alunos e um serviço de qualidade para os usuários”, enfatiza o médico.
Critérios
Segundo a referência técnica em Saúde Bucal da SES, Ana Luiza Nascimento, o estado ficou responsável pela articulação com os entes envolvidos, propondo estratégias para o desenvolvimento das ações; entre elas, a organização do fluxo. “Foram selecionadas cidades com cobertura de saúde bucal abaixo de 49,99%, conforme critérios da Portaria Interministerial nº 15, de 10 de outubro de 2013”, informou Ana Luiza.
O atendimento começou a ser ofertado na última segunda-feira, 16, e segue até que todas as crianças e adolescentes concluam o tratamento. Segundo Ana Luiza, serão trabalhados casos da atenção básica com ações de promoção, prevenção e reabilitação, além de situações que necessitem da intervenção de especialistas, ofertando as especialidades de radiologia, cirurgia, periodontia e endodontia.
“Os pacientes são atendidos por estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em estágio de conclusão do curso. Tudo é supervisionado pelos professores, possibilitando a integração de serviço e ensino, inserindo esse futuro profissional no serviço da rede pública”, ressalta a referência técnica em Saúde Bucal da SES.
O projeto conta, ainda, com a parceria da Seed, ofertando o transporte diário desses alunos até o HU, e das escolas, onde os professores participam ativamente da seleção e orientação dos pais para adesão à ação.
Com informações da Unidade de Comunicação Social do HU-UFS/Ebserh e Ascom/SES