Notícias
PROTEÇÃO DE DADOS
Ouvidoria-Geral da Ebserh adota módulo da Fala.BR para fortalecer segurança e padronização no atendimento das manifestações de usuários
Sistema permite que o cidadão acompanhe o andamento de sua manifestação em tempo real, promovendo maior confiança na Ouvidoria. Imagem ilustrativa: freepik
Brasília (DF) – A Ouvidoria-Geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) implementou o módulo de triagem e tratamento para tramitação de manifestações dentro da Plataforma Fala.BR, em substituição ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com a ferramenta, os gestores cadastrados terão acesso à área de tratamento de manifestações feitas por meio da plataforma, cumprindo os requisitos de segurança e rastreabilidade previstos na Portaria Normativa n° 116/2024, da Controladoria Geral da União (CGU).
“A utilização do módulo de triagem e tratamento da Plataforma Fala.BR permite mais agilidade e segurança no tratamento de dados e nas interlocuções entre a ouvidoria e as áreas internas responsáveis pela confecção das respostas às manifestações, observando princípios de eficiência e celeridade na análise, previstos na Lei nº 13.460/2017, além de dispor de medidas técnicas aptas a proteger os dados pessoais no processo de tramitação para áreas da Ebserh, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explica o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende.
Além da sede da Ebserh, outras unidades vinculadas à estatal também implementaram o módulo: O Hospital Universitário da Unifap (HU-Unifap) e o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ).
De acordo com Diego Rezende, a expectativa é que até o final deste ano mais oito HUs da Rede Ebserh façam a implementação: Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG); Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM); Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB-UFCG); Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG); Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD); Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM); Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG); Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA).

A plataforma Fala.BR é um dos canais disponíveis para que qualquer pessoa possa solicitar acesso à informação, fazer denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou enviar sugestões. Com a habilitação do módulo de triagem e tratamento, as manifestações são direcionadas pela Ouvidoria-Geral para as áreas responsáveis, garantindo sigilo e a padronização dos processos. “A medida dá mais segurança ao processamento das demandas, já que todos os registros ficam documentados na plataforma, sem necessidade de usar um outro sistema”, conclui o ouvidor-geral da Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh