Notícias
CIRURGIAS
Operados de bariátrica passarão por plásticas no Hospital de Santa Catarina
Foto: Procedimentos preveem correções, como a retirada de excesso de pele
Florianópolis (SC) – Uma equipe de profissionais e residentes da equipe de cirurgia plástica do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina e à Rede Ebserh, selecionou pacientes que passaram por bariátricas na unidade para uma ação social de plásticas pós-operatória no dia 11 de agosto, quando serão feitas correções, com retirada de excesso de pele.
A secretária-executiva da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina (SBPC-SC), Susana Oliveira, explicou que são pacientes que passaram pelo hospital, fizeram cirurgias bariátricas bem-sucedidas e foram encaminhados para estas plásticas pós-gastroplastia, previstas no tratamento.
A 3ª Ação Social de Cirurgias Pós-Bariátricas vai acontecer no centro cirúrgico do HU-UFSC a partir das 7h30 e a previsão é de que dure todo o dia. A duração da cirurgia depende do procedimento a ser realizado, já que há casos diferentes, como de retirada de excesso de pele no braço ou operação de mamas, por exemplo.
O evento é organizado pela SBCP-SC e pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HU-UFSC, terá a participação de um médico de Joinville, uma equipe de seis médicos que fazem parte do staff do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HU, além de residentes do hospital e da equipe do cirurgião.
Sobre a Ebserh
Desde março de 2016, o HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do HU-UFSC