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OUVIDORIA

Nona edição do encontro nacional de ouvidores da Ebserh busca estabelecer referências para melhoria no atendimento ao usuário

Troca de experiências entre administração central e hospitais estimula o surgimento de boas ideias e aplicação local de boas práticas
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Publicado em 06/11/2023 14h11
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Brasília (DF) – Começou, nesta segunda-feira (6), a nona edição do Encontro Anual da Rede Nacional de Ouvidores dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF). O evento segue até 9 de novembro e se propõe a estabelecer um ambiente de benchmarking, onde os ouvidores das unidades administradas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) possam ter ideias sobre boas práticas e repliquem as ações e conceitos localmente.

Integram a programação do encontro momentos de interação e palestras ministradas por membros da Rede Ebserh, Controladoria-Geral da União (CGU), Ouvidoria-Geral da União (OGU) e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), com os seguintes temas: Tratamento de denúncias de assédio moral; Integração entre Ouvidoria e Gestão; O Papel da Ouvidoria na Melhoria da Qualidade dos Serviços de Saúde: Contribuições para a Segurança do Paciente; Estratégias para potencializar a atuação do Ouvidor como Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais; Estratégias para Cuidar de Si Mesmo e da Equipe promovendo o autocuidado e a saúde mental em ambientes de Ouvidoria; Compartilhamento de Boas práticas e experiências em Ouvidoria; Transparência e Liderança.         

O encontro é uma oportunidade de ampliar discussões sobre temas relacionados à atuação da Ouvidoria, mantendo as práticas profissionais em sintonia com o que se discute e executa em todo o país, especialmente nos hospitais universitários. Um dos objetivos do evento é identificar e classificar oportunidades de melhoria e simplificação dos processos internos dentro da Ebserh e seus hospitais, favorecendo o intercâmbio de informações e promovendo maior interação entre os ouvidores e a Administração Central da Ebserh. “Esperamos engajar e direcionar os ouvidores a trabalharem com foco no alcance de resultados estratégicos e disseminar as melhores práticas para aperfeiçoar as técnicas utilizadas no dia a dia das equipes.”, comenta o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Rezende.

A ouvidoria, além de ser um canal de condução de opiniões e reclamações e denúncias, permite uma mediação de conflitos entre cidadãos, sejam eles estudantes, residentes, a comunidade que que se utiliza dos hospitais universitários e a instituição, conforme pontua o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. “Tal processo reflete o papel de transparência do setor na mediação das relações entre Estado e sociedade, que permite melhorias no cuidado, ensino e pesquisa fundamentado em princípios como ética, eficiência, boa-fé, isenção e direito ao contraditório. A ouvidoria é, acima de tudo, um observatório, onde podemos ter informação o mais breve possível, mais qualificada, e orientada para ação”, conclui Chioro.

FUNÇÕES E NÚMEROS

Junto com a Ouvidoria Geral, a Ebserh possui outras 39 ouvidorias, dotadas de um regimento interno e que integram o Sistema de Ouvidorias do Executivo Federal, instituído pelo Decreto 9.492/2018 e coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU). É nesses espaços que o cidadão pode fazer reclamações, sugestões, elogios, mas também solicitar acesso a informações ou documentos públicos, dentre outros serviços.

Até 31 de outubro, foram registradas mais de 38 mil manifestações, superando o recebido ao longo do ano de 2022, que foi por volta de 37 mil. Elas foram respondidas num prazo médio de 8 dias, número abaixo do prazo legal, que é de 30 + 30 dias. O usuário pode também avaliar a resposta recebida pelos entes públicos e, na Ebserh, a satisfação média gira em torno de 73% e a taxa de resolutividade, 80%.

Dos 13 mil elogios recebidos pelo executivo federal, a Rede Ebserh foi responsável pelo registro de mais de oito mil, representando quase 60% do total. Também em 2023 foi feito o tratamento de quase 2000 pedidos de acesso à informação com o prazo de sete dias de resposta. Na avaliação dos cidadãos, as respostas foram assertivas em 89% dos casos e a compreensão de resposta avaliada em 93% de satisfação.

As ouvidorias também são responsáveis pela condução de duas importantes pesquisas: A de satisfação dos usuários, que até 31 de outubro já ouviu mais de 32 mil usuários de serviços de saúde; E a de satisfação dos residentes.

Para saber mais sobre as ouvidorias da Ebserh, clique aqui.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

Comunicações e Transparência Pública
Tags: ouvidoriaencontro de ouvidoreshospitais universitários

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  • Hospitais Universitários
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    • Região Nordeste
      • CH-UFC - Complexo Hospitalar da UFC
      • HC-UFPE - Hospital das Clínicas da UFPE
      • Huab-UFRN - Hospital Universitário Ana Bezerra
      • HUAC-UFCG - Hospital Universitário Alcides Carneiro
      • HUJB-UFCG - Hospital Universitário Júlio Bandeira
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      • HULW-UFPB - Hospital Universitário Lauro Wanderley
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      • HUPAA-Ufal - Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
      • Hupes-UFBA - Hospital Universitário Professor Edgard Santos
      • HU-UFMA - Hospital Universitário da UFMA
      • HU-UFPI - Hospital Universitário do Piauí
      • HU-UFS - Hospital Universitário da UFS
      • HU-Univasf - Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros
      • MCO-UFBA - Maternidade Climério de Oliveira
      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
    • Região Norte
      • CHU-UFPA - Complexo Hospitalar Universitário da UFPA
      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
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      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
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    • Região Sudeste
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      • HC-UFTM - Hospital de Clínicas da UFTM
      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
      • Huap-UFF - Hospital Universitário Antônio Pedro
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      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
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    • Região Sul
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      • HE-UFPel - Hospital Escola da UFPel
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      • Sobre a Transparência
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