Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirão do Dia E mobilizou HULW com cerca de 70 procedimentos para reduzir fila de espera de pacientes do SUS
João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ofertou quase 70 procedimentos neste sábado (5) no chamado Dia E. A iniciativa integra o programa “Ebserh em Ação”, que possibilita a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh.
No HULW foram ofertadas 18 cirurgias, sendo oito colecistectomia (retirada da vesícula biliar), uma para tratamento de hérnia inguinal (também chamada hérnia na virilha), três hemorroidectomias (remoção de hemorroidas, vasos sanguíneos dilatados e inflamados na região anal), duas para retirada de lipomas e uma de cisto sebáceo, além de três postectomias (para remoção de prepúcio, a pele que cobre a cabeça do pênis). Os pacientes foram beneficiados ainda com 20 exames de ressonância magnética e 30 tomografias computadorizadas.
“O HULW atua neste grande esforço da Rede de Ebserh de ampliar o acesso à atenção especializada, em conjunto com o Programa ‘Agora tem Especialistas’. Trata-se de uma ação que fortalece ainda mais a integração entre o ensino e a assistência e reafirma o compromisso com a melhoria da saúde da população atendida pelo SUS”, disse o superintendente do HULW, Alexandre Medeiros de Figueiredo.
Redução da fila de espera
Ao todo, o Dia E permitiu a realização de mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais nos hospitais filiados à estatal, o que proporcionou a ampliação do atendimento e, consequentemente, a redução no tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde. A ação fortaleceu ainda a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
Representando a Ebserh no mutirão do HULW, a diretora de Orçamento e Finanças, Márcia Suzanna Dutra da Fonsêca, destacou o ineditismo desta iniciativa, que permitiu mutirões simultâneos nos 45 hospitais da Rede Ebserh. “São mais de 10 mil consultas, exames e cirurgias realizados e cerca de 2,1 mil profissionais envolvidos em uma ação que beneficia toda a população, especialmente aqueles indivíduos que estavam na fila de espera. Na Paraíba, foram realizados mais de 100 procedimentos nos três universitários federais do Estado”, informou a gestora.
A aposentada Sônia Maria de Oliveira Dutra, de 72 anos, sofre de dores nas articulações há mais de 15 anos e, em consulta com o médico reumatologista do HULW, foi encaminhada para fazer uma ressonância. Estou feliz por estar aqui hoje para fazer o exame no meu joelho direito e seguir com o tratamento. Estou muito feliz por ter essa assistência pelo SUS”, disse.
A reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, acompanhou o mutirão e destacou como extremamente relevante no que tange à redução no tempo em que os usuários aguardam por consulta com um profissional especializado ou exame de alta complexidade, ao passo em que oportuniza a participação da comunidade acadêmica nas práticas dos serviços de saúde.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde (MS).
“O Agora tem especialistas é uma mobilização de toda a capacidade das redes pública e privada, com a finalidade de cuidar bem da população paraibana e brasileira. Essa iniciativa hoje do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde mobiliza todos os hospitais universitários ligados à Ebserh, unindo assistência e formação de qualidade”, ressaltou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, do MS, Fellipe Proenço.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, este ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de acesso à atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais”, enfatizou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh