Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO: AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirão do Dia E mobilizou HE-UFPel com 149 atendimentos pelo SUS
Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), o Dia E, mutirão com 149 atendimentos via Sistema Único de Saúde. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
O superintende do HE-UFPel, Tiago Collares, “O Dia E é um dia extremamente importante. Um dia de um grande mutirão que está ocorrendo em todo o país, fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Ebserh, o Ministério da Educação e as Universidades. Estamos todos juntos, atuando em prol da saúde pública, em prol do SUS, dentro do programa Ebserh em Ação, alinhado ao Agora tem Especialistas”.
Além disso, Tiago fez questão de reconhecer o empenho das equipes envolvidas: “Gostaríamos de agradecer a todos os trabalhadores que, mesmo em pleno sábado, estão aqui no Hospital, contribuindo para acelerar o atendimento à população, realizando cirurgias e ampliando o acesso à saúde para a nossa comunidade”.
Dos 170 procedimentos ofertados no HE-UFPel/Ebserh durante o mutirão do Dia E, 149 foram realizados, enquanto 21 não ocorreram devido à ausência dos pacientes ou a motivos clínicos. Entre os atendimentos, destacam-se 10 cirurgias, sendo quatro de otorrinolaringologia, uma remoção de tumor de ovário, uma Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), uma de mastologia e três plásticas. Na área de diagnóstico e acompanhamento, foram realizadas três colonoscopias, 12 endoscopias, 34 mamografias, 54 tomografias, seis ultrassons obstétricos e 30 ultrassons.
Segundo o coordenador de Estratégia e Inovação Corporativa da Administração Central da Ebserh, Leandro Costa, destacou que o Dia E no Hospital Escola, integrou a mobilização nacional do programa Ebserh em Ação, vinculado ao Agora tem Especialistas. Segundo ele, “É uma articulação importante dos colaboradores da Rede Ebserh e do SUS para atender à população. Estamos muito felizes com o engajamento e o comprometimento da equipe aqui no Hospital”.
No total, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais em toda a Rede Ebserh. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
Ensino, cuidado e compromisso com a comunidade
“O Dia E é uma grande mobilização que nos permite dar vazão a demandas que muitas vezes se acumulam na rotina hospitalar. Ele mostra o compromisso que temos com o cuidado em saúde. Hoje, aceleramos diagnósticos e procedimentos que estavam há muito tempo na fila — pacientes que aguardavam uma cirurgia, um exame, uma resposta”, disse a gerente de Atenção à Saúde, Gabriela Klein Couto.
Para os profissionais que atuaram na linha de frente, o mutirão também reforçou o sentimento de pertencimento ao SUS. Segundo Gabriela, “Esse esforço coletivo só é possível porque temos uma equipe comprometida. São mais de 50 profissionais mobilizados neste dia, atuando com responsabilidade, empatia e competência para que o atendimento aconteça com qualidade e respeito. É um trabalho conjunto que nos orgulha muito”.
A gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital, Silvana Orlandi, ressaltou o valor acadêmico e social da mobilização. “Essa ação é muito importante para a nossa comunidade, não só por acelerar o atendimento no SUS, mas também por envolver os nossos estudantes. Somos um hospital-escola, e é fundamental que a formação acadêmica também ensine o compromisso social e a devolução à sociedade por meio da prestação de serviços de saúde”.
Já o gerente administrativo do HE-UFPel, Ricardo Peter, lembrou que, para além dos números, há vidas e histórias por trás de cada atendimento realizado. “Por trás de cada atendimento, há um paciente esperando por um diagnóstico ou procedimento, e, também, uma família envolvida. A área administrativa é essencial para oferecer segurança e tranquilidade, permitindo que a equipe assistencial preste o melhor atendimento possível, com todo o cuidado humanizado que o nosso paciente merece”.
No HE-UFPel, o acumulado dos mutirões realizados em 2025, até 1º de julho, totaliza 584 procedimentos. Foram 228 tomografias, 134 mamografias, 67 ultrassonografias, 33 ecocardiogramas, 30 testes da orelhinha, 20 colonoscopias, 20 endoscopias, 16 colposcopias e nove biópsias de mama. Além disso, foram realizados 27 procedimentos cirúrgicos.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, pontuou.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Geovana Oliveira e Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh